Neta Auto chega ao Brasil em meio a rumores sobre colapso na China
Marca chinesa enfrenta rumores de crise e desafios de segurança enquanto inicia operações no Brasil
A entrada da Neta Auto no Brasil marca um passo significativo na estratégia global da montadora chinesa, mas acontece em um momento de grande turbulência. Recentemente, a empresa enfrentou rumores sobre uma possível falência, agravados por problemas operacionais e questões relacionadas à segurança de seus veículos. A situação levanta preocupações sobre o futuro da marca tanto no mercado doméstico quanto no cenário internacional.
Rumores e desafios na China
No início de 2025, boatos sobre um possível colapso da Neta surgiram após a interrupção do funcionamento de seu site, que apresentava uma mensagem de manutenção. Embora a empresa tenha restabelecido o serviço rapidamente, a instabilidade trouxe à tona dificuldades enfrentadas pela Neta ao longo de 2024.
Entre os desafios mencionados estão a paralisação das operações na fábrica de Nanning, em fevereiro, e a suspensão temporária da produção em Tongxiang, Zhejiang, no final do ano. Adicionalmente, relatos indicam demissões em massa e a ausência de dados sobre vendas. Em dezembro, o fundador Fang Yunzhou retomou o cargo de CEO, substituindo Daniel Zhang, e delineou uma estratégia de recuperação, com foco em modelos que atendam às expectativas do mercado e gerem lucro.
Fang prometeu que a margem de lucro bruto será positiva em 2025 e que a empresa será lucrativa em 2026. Além disso, a Neta busca expandir sua atuação no mercado global, que atualmente inclui países da Ásia Central, Sudeste Asiático, América Latina e África do Sul, além de fábricas na Tailândia e Indonésia.
Galeria: Neta Auto - Lançamentos
No Brasil
No Brasil, a Neta iniciou a pré-venda de seus modelos Aya e X, com preços variando entre R$ 128.900 e R$ 134.900 para o Aya. Contudo, o lançamento ocorre sob a sombra de uma classificação preocupante do modelo Aya no programa de segurança ASEAN NCAP. O veículo recebeu uma nota geral de 28,55 pontos, incluindo 0 pontos em segurança de motociclistas e desempenho limitado na proteção de ocupantes adultos e infantis.
Essa avaliação negativa ressalta os desafios enfrentados pela montadora no mercado global. Enquanto o modelo Aya é comercializado em países como Malásia, Brunei, Indonésia, Tailândia e agora Brasil, a nota zero em segurança representa um obstáculo significativo para a construção de uma imagem positiva no mercado brasileiro.
Estratégia para superar a crise
A estratégia de recuperação da Neta está fortemente ligada à sua internacionalização, com a meta de equilibrar as vendas entre mercados domésticos e internacionais nos próximos dois a três anos. A empresa aposta na criação de modelos globais de sucesso para aumentar a competitividade e recuperar sua reputação.
A postura da Neta diante dos rumores de falência também demonstra sua determinação. A marca reagiu de forma veemente às especulações, ameaçando ações legais contra aqueles que disseminaram informações falsas. No entanto, as dificuldades, como problemas de qualidade em alguns modelos elétricos, continuam sendo desafios para a marca.
A chegada da Neta Auto ao Brasil ocorre em um momento decisivo para a montadora. Por um lado, a expansão internacional representa uma oportunidade de superar as limitações do mercado chinês, marcado por intensa competição e guerra de preços. Por outro, a empresa precisa enfrentar questões críticas, como problemas de segurança e percepção de qualidade, entre outras questões internas.
O sucesso da Neta no Brasil dependerá não apenas de preços competitivos, mas também de sua capacidade de adaptar-se às demandas do consumidor local e de demonstrar melhorias nos padrões de segurança e qualidade de seus veículos. Resta acompanhar os próximos passos da marca e o desempenho dos modelos em pré-venda no mercado nacional, sem contar os próximos lançamentos previstos no cronograma.
Fontes: Car News China
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Esperado no Brasil, NETA L recebe o prêmio de Carro do Ano na China
Carros elétricos ou a combustão? Descubra as principais diferenças
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
Os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2024: veja o ranking
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
Novo recorde: vendas de eletrificados crescem 89% em 2024 no Brasil
EUA: lojas estão furiosas com a VW por modelo de vendas diretas