page ad skin

BYD Seal 05 DM-i: sucessor do BYD King inicia pré-venda na China

Sucessor do Destroyer 05 estreia a 5ª geração da tecnologia híbrida: menor consumo e mais autonomia

BYD Seal 05 DM-i  (3)
Foto de: MIIT

A BYD iniciou a pré-venda do Seal 05 DM-i na China, um sedã híbrido plug-in que utiliza a tecnologia DM-i de quinta geração. O novo modelo é uma atualização do Destroyer 05, vendido no Brasil como BYD King, e está disponível na potência asiática em três versões com preços entre 89.800 e 109.800 yuan (cerca de R$ 75 mil a R$ 92 mil).

Em termos de tamanho, o Seal 05 DM-i possui 4.780 mm de comprimento, 1.837 mm de largura, 1.515 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.718 mm. Essas dimensões o tornam 50 mm mais curto que o hatchback Seal 06 e 20 mm menor que o Seal EV. O modelo é equipado com um motor a combustão de 1.5L, com potência de 74 kW (100 cv), combinado com um motor elétrico de 120 kW (164 cv).

BYD Seal 05 DM-i  (2)
Foto de: MIIT

BYD Seal 05 DM-i

A tecnologia DM-i de quinta geração utiliza a bateria Blade, disponível em duas capacidades: 7,68 kWh e 15,9 kWh. Essas baterias proporcionam autonomias elétricas de 43 km e 90 km, respectivamente, segundo o ciclo WLTC. O consumo combinado de combustível em modo híbrido varia entre 3,9 e 3,98 L/100 km. Um dos destaques, a autonomia total combinada pode ultrapassar 2.000 km com tanque cheio e bateria carregada.

O interior do Seal 05 DM-i muda um pouco o estilo presente no King e remete ao que já vimos no Seal EV. De toda forma, inclui painel digital, tela central sensível ao toque e comandos físicos no console central. O modelo está disponível com rodas de 16 ou 17 polegadas e o peso varia entre 1.480 kg na versão básica e 1.580 kg nas versões mais completas.

BYD Seal 05 DM-i  (1)
Foto de: MIIT

A linha Seal da BYD registrou vendas significativas em 2024, com 389.339 unidades comercializadas globalmente, sendo 45.937 em dezembro. Como dissemos no início, o Seal 05 DM-i se posiciona como uma evolução do Destroyer 05, atualmente comercializado no Brasil como BYD King. Isso gera expectativas de que o modelo seja lançado no mercado brasileiro como substituto direto, seguindo a tendência de expansão da marca no país. No entanto, ainda não há nenhum anuncio oficial da BYD sobre isso. 

No Brasil, o segmento de eletrificados vem ganhando relevância rapidamente. Nesse cenário, os modelos híbridos plug-in roubaram a cena neste fim de ano. Além da linha BYD Song, que emplacou mais de 5.000 unidades em dezembro e desbancou SUVs tradicionais no mercado como o Jeep Compass, o próprio BYD King vendeu mais de 1.800 unidades no mês passado, seu novo recorde - mais de cinco vezes as vendas do Toyota Corolla híbrido. 

A chegada do Seal 05 DM-i pode representar um avanço importante para a BYD, especialmente considerando as melhorias na construção e a nova geração do trem de força híbrido DM-i, que promete eficiência no consumo e autonomia superiores às já apresentadas pelo sedã Destroyer 05/King.

Fontes: BYD, Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT)