Nova tecnologia Bosch bloqueia baterias de bikes elétricas roubadas
Se chama Battery Lock e bloqueia a bateria toda vez que a bicicleta elétrica é desligada, tornando-a inutilizável
De ladrões de bicicletas a ladrões de baterias de bicicletas elétricas: uma prática desagradável que reflete a evolução tecnológica. No entanto, a alemã Bosch busca conter esse problema com o uso de novas tecnologias.
Apresentada no CES 2025 em Las Vegas, a solução, chamada “Battery Lock”, oferece aos ciclistas a possibilidade de bloquear a bateria da e-bike em caso de roubo, tornando-a totalmente inutilizável. Veja como funciona:
Diferentemente das proteções tradicionais, que usam cadeados mecânicos, o Battery Lock adota uma abordagem digital. Com o aplicativo eBike Flow, basta ativar a função para que a bateria seja bloqueada automaticamente sempre que a bicicleta for desligada.
“Se uma bateria bloqueada for inserida em outra e-bike com sistema inteligente – explica a Bosch – ela desativa automaticamente o suporte do motor à pedalada, tornando a e-bike inteira completamente inutilizável. Isso também torna inútil a revenda da bateria, reduzindo o risco de furto.”
O Battery Lock também pode ser desativado se, por exemplo, o usuário quiser compartilhar a bateria com amigos ou familiares. Além disso, o Battery Lock é compatível com todas as baterias e combinações de baterias do sistema inteligente. Ele também funciona com DualBatteries e o PowerMore 250 Range Extender.
A função estará disponível a partir do próximo verão por meio de atualizações over-the-air (OTA) “como parte da assinatura paga Flow+”.
Toda a segurança ao alcance
“Com a nova função Battery Lock – conclui a empresa – a Bosch eBike Systems amplia sua gama atual de soluções de segurança digital e oferece aos usuários de e-bikes uma proteção ainda maior contra furtos.”
“Com a função eBike Lock, já disponível, o telefone e os displays Kiox 300 e Kiox 500 atuam como chaves digitais para ativar o suporte do motor à pedalada. O eBike Alarm informa os usuários sobre a localização de sua e-bike e ativa o alarme em caso de movimentos suspeitos. Caso a bicicleta elétrica seja roubada, os usuários recebem uma notificação push em seus telefones, e o rastreamento da localização é iniciado.
Em caso de roubo, o relatório de furto resume todos os dados importantes sobre a e-bike e o incidente, permitindo que sejam compartilhados com a polícia juntamente com um link de rastreamento em tempo real. Por fim, o eBike Pass funciona como um documento digital que exibe aos usuários todas as informações importantes sobre sua e-bike.”
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Acidente com ônibus elétrico em SP reforça segurança das baterias
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
GAC Aion UT: novo hatch elétrico rival do Dolphin entra em pré-venda
Leapmotor C10 atinge 5 estrelas no Euro NCAP e vem ao Brasil em 2025
BMW: fábrica alemã atinge recorde de 100.000 carros elétricos produzidos
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores