BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Marca alemã lidera pela primeira vez o mercado de EVs no Japão, superando a marca da casa
Em 2024, a BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, alcançou uma marca histórica ao ultrapassar a Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão. Este feito é significativo, considerando que a Toyota, tradicionalmente, dominava o mercado doméstico japonês. Segundo dados da Associação de Revendedores de Automóveis do Japão (Japan Automobile Dealer Association), a BYD vendeu 2.223 veículos elétricos (EVs) no Japão, enquanto a Toyota registrou 2.038 unidades, marcando uma diferença de 185 carros.
O mercado de veículos elétricos no Japão experimentou uma queda significativa em 2024, com um total de 59.736 carros elétricos vendidos, o que representa uma redução de 33% em relação ao ano anterior. Este é o primeiro declínio anual nas vendas de EVs no Japão após quatro anos consecutivos de crescimento. A participação dos carros elétricos no total de vendas de veículos foi inferior a 2%, um dos menores índices entre os países desenvolvidos.
Essa queda nas vendas de veículos elétricos no Japão reflete uma resistência ao crescimento dessa categoria no mercado local, que ainda é fortemente dominado por veículos movidos a combustíveis fósseis. No entanto, apesar da diminuição das vendas, a presença de marcas internacionais, como a BYD, tem se fortalecido gradualmente.
A BYD entrou no mercado japonês em 2023, com o lançamento de modelos como o Atto 3 (Yuan Plus), um crossover, e o Dolphin, um hatchback. Esses modelos, elétricos a bateria, começaram a competir diretamente com carros populares da Toyota e Honda. O Atto 3, que é o nome internacional do Yuan Plus, é um SUV elétrico que tem sido uma alternativa acessível ao Toyota RAV4 e ao Honda CR-V, com preços a partir de 2,99 milhões de ienes (aproximadamente R$ 115 mil).
Além desses modelos, a BYD também lançou o sedã Seal EV no Japão em 2024. O Seal, que foi amplamente considerado como uma resposta da BYD ao Tesla Model 3, rapidamente se tornou o carro elétrico importado mais vendido no país. O preço do Seal começa em 5,28 milhões de ienes (cerca de R$ 204 mil). Em 2025, a empresa planeja lançar o Sealion 07, um SUV elétrico médio de última geração, que promete ampliar ainda mais sua presença no mercado japonês.
Resposta da Toyota
Enquanto a BYD experimenta um crescimento notável no Japão, a Toyota viu suas vendas de veículos elétricos caírem 30% em 2024. O modelo bZ4X, o primeiro carro totalmente elétrico da Toyota, teve um aumento de 10% nas vendas, mas ainda assim registrou apenas 1.012 unidades comercializadas no ano passado.
A Nissan, outro grande player japonês, continua sendo líder de mercado no Japão, com cerca de 50% de participação nas vendas de veículos elétricos. No entanto, as vendas do Nissan Leaf caíram drasticamente em 2024, com uma queda de 44% para 30.749 unidades, o número mais baixo desde 2021. A Nissan também viu uma queda de 38% nas vendas do Sakura, seu compacto elétrico.
Entre as marcas importadas, a Tesla continua sendo a líder de mercado, mas a BYD segue com uma participação crescente, que agora representa cerca de 40% das vendas da Tesla no Japão.
O mercado de veículos elétricos no Japão enfrenta desafios únicos, como a falta de infraestrutura de carregamento suficiente e uma forte lealdade das preferências dos consumidores por carros movidos a gasolina. Além disso, o preço dos veículos elétricos ainda é uma barreira significativa para muitos consumidores japoneses.
Apesar desses obstáculos, a BYD tem demonstrado uma estratégia sólida de expansão, oferecendo veículos com preços competitivos, uma rede de distribuição crescente e um portfólio diversificado de modelos. Com planos de abrir 100 lojas no Japão até 2025, a fabricante chinesa está determinada a continuar sua trajetória de crescimento e a conquistar uma fatia ainda maior do mercado japonês, onde marcas domésticas dominam a maior parte das vendas.
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