O Japão é um gigante industrial e há muito tempo um dos maiores exportadores de automóveis do mundo. Apesar disso, o apetite do país por carros elétricos (BEV) é extremamente baixo. O fato de as montadoras locais, como Toyota e Honda, oferecerem apenas alguns modelos a bateria em seu próprio mercado também não ajuda na popularização. E é aqui que entram os fabricantes chineses. Mais uma vez.
E o destaque foi especificamente a BYD, que não apenas levou o grande prêmio no Japan EV of the Year Awards 2023, mas também teve outro modelo que ficou em terceiro lugar.
O prêmio Japan EV of the Year 2023 foi organizado pelo veículo de imprensa do setor de veículos elétricos EVsmart e pelo consultor de energia Enechange, com os candidatos recebendo votos de jornalistas e leitores. Para ser justo, a lista de candidatos deste ano incluiu representantes de muitos países; o Volkswagen ID.4, o Tesla Model S, X e 3, o Fiat 500e e o Hyundai Kona estavam entre as escolhas dos jurados. No ano passado, o popular compacto elétrico Nissan Sakura recebeu as principais honras.
Mas o hatchback compacto elétrico BYD Dolphin ficou com o primeiro lugar na competição desta vez, com a montadora observando que a versão específica do Japão do EV é ligeiramente mais baixa em altura do que as variantes vendidas em outros mercados, para que possa caber nos estacionamentos automatizados que são comumente encontrados no Japão.
O SUV elétrico BYD Atto 3, vendido no Brasil como BYD Yuan Plus, que foi o primeiro modelo da empresa chinesa lançado no Japão, ficou em terceiro lugar na mesma competição, com 145 pontos. O Hyundai Kona EV, fabricado na Coreia do Sul, ficou em segundo lugar com 151 pontos, enquanto o BYD Dolphin recebeu 241 pontos.
Mas talvez o mais revelador seja a escassez de modelos japoneses no teste deste ano. Dos 18 concorrentes, apenas quatro eram japoneses: o Lexus RZ e três vans elétricas profissionais.
E as honras de primeiro e terceiro lugares são mais um prêmio para a BYD. No ano passado, ela se tornou a maior montadora da China e a maior fabricante de veículos plug-in do mundo, ultrapassando a Tesla. Ela tem um portfólio diversificado de carros movidos a bateria, começando com um veículo elétrico urbano econômico e indo até um sedã carro-chefe.
À medida que as montadoras japonesas começam a perder participação na China cada vez mais elétrica, as exportações chinesas estão se espalhando como fogo em outros países - às vezes com sua capacidade de se adaptar aos gostos locais.
Na Europa, por exemplo, o Dolphin tem uma altura de 1.570 milímetros, enquanto no Japão é de 1.550 mm. Na Terra do Sol Nascente, o EV compacto está disponível com um pacote de baterias de 44,9 kWh ou 58,56 kWh para um alcance classificado pelo WLTC entre 400 quilômetros e 476 km. Ele também tem capacidade de recarga externa (V2L), permitindo que os proprietários enviem até 1,5 kW de energia da bateria de alta tensão para aparelhos ou ferramentas com a ajuda de um adaptador.
O preço inicial do BYD Dolphin no Japão é de aproximadamente R$ 123.000 (3.630.000 ienes). Em comparação, o Mitsubishi eK X EV, que é menor e tem um alcance mais curto do que o Dolphin - 180 km WLTC - mas também é um dos EVs mais populares no Japão, começa em cerca de R$ 86.000 (2.546.500 ienes).
O Atto 3 (Yuan Plus), que concorre com o Tesla Model Y, custa a partir de aproximadamente R$ 153.000 (4,5 milhões de ienes) no Japão e vem com uma bateria de 58,56 kWh que permite uma autonomia de condução de 470 km de acordo com o WLTC.
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