O BYD Dolphin foi lançado oficialmente no Japão, ampliando sua presença nos mercados internacionais. Carro elétrico mais vendido do Brasil em agosto, o golfinho é o segundo modelo da montadora chinesa no país, onde estreia em duas versões de motorização e com preço inicial de 3,63 milhões de ienes, o equivalente a R$ 120 mil em uma conversão direta. 

A BYD Japão realizou uma conferência de lançamento de novos produtos em Tóquio no dia 20 de setembro, onde apresentou o Dolphin ao mercado japonês com configuração bem próxima ao do modelo europeu. Por lá, ele é equipado com uma bateria de 44,9 kWh e possui uma autonomia WLTC de 400 km. Mas além da versão padrão, a BYD Japão revelou uma variante de longo alcance, que possui uma bateria maior de 58,56 kWh e um alcance WLTC de 476 km.

byd dolphin japan

Enquanto na China o preço para o Dolphin varia entre 111.000 e 131.000 yuans (R$ 75.000 a R$ 88.000), no Brasil o modelo custa R$ 149.800. No entanto, o governo japonês oferece subsídios para carros elétricos a bateria, o que pode baixar o preço final para 2,98 milhões de ienes (R$ 99.000).

A entrada da BYD no mercado japonês começou com a abertura de seu primeiro showroom em Yokohama, em fevereiro. A empresa planeja estabelecer mais de 100 showrooms em todo o Japão até o final de 2025. 

Galeria: BYD Dolphin (Europa)

Estrategicamente, a montadora chinesa não irá oferecer modelos híbridos plug-in no mercado japonês, se concentrando nos totalmente elétricos, exatamente o ponto fraco das marcas locais.

Ainda assim é um movimento ousado, mas que pode se tornar uma preocupação para as grandes montadoras japonesas, sobretudo Honda, Toyota e Nissan, que ainda estão muito abaixo em termos de volumes de produção e oferta de carros elétricos.