O BYD Dolphin está celebrando dois anos de trajetória com números de emplacamentos cada vez mais expressivos. Lançado no Brasil em junho, o carro elétrico urbano está se consolidando como um modelo internacional da BYD ao atingir o patamar de mais de 1.000 unidades vendidas por dia considerando todos os mercados onde está disponível.
Recentemente, a BYD revelou que o BYD Dolphin já vendeu mais de 462.000 unidades nos dois anos desde seu lançamento inicial na China, que aconteceu em agosto de 2021. Desde então, o carro elétrico urbano partiu dos 1.755 emplacamentos mensais para o patamar de 32.745 unidades em agosto de 2023, o que representa uma média de mais de 1.000 unidades por dia.
BYD Dolphin no Salão de Munique (IAA Mobility 2023)
Nessa trajetória, o destaque é a expansão do modelo para mercados além da China, sobretudo na Ásia e América Latina, que começou com embarques modestos, mas hoje já representa mais de um terço da produção total.
Primeiro modelo baseado na arquitetura e-Platform 3.0 desenvolvida para modelos 100% elétricos, o BYD Dolphin tem comprimento de 4,12 metros, pouco menor que de um Chevrolet Onix, e entre-eixos de 2,70 metros, o mesmo de um Toyota Corolla - o porta-malas tem 345 litros (1.310 litros com o banco traseiro rebatido).
Galeria: Impressões - BYD Dolphin (BR)
Entre os diferenciais do Dolphin está o pacote de equipamentos e tecnologia, que inclui de série 6 airbags, volante multifuncional, acesso sem chave, botão de partida, controle de cruzeiro, ar condicionado automático, atualizações remotas (OTA), freio de estacionamento eletrônico, auto hold e câmera 360º em HD.
O motor elétrico no eixo dianteiro tem 94 cv (70 kW) e 18,3 kgfm de torque, que o leva aos 100 km/h em 10,9 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h. Um conjunto alimentado pela bateria Blade de 44,9 kWh de capacidade que, segundo a classificação do Inmetro, roda 291 km com uma carga, sendo o carro elétrico mais eficiente à venda no Brasil.
Galeria: BYD Dolphin (Europa)
Nos mercados internacionais o trem de força e baterias podem variar. Na Europa, o BYD Dolphin oferece um único motor elétrico dianteiro que desenvolve 204 cv (150 kW) e 29,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 60 kWh. Por lá, também estão disponíveis pintura com teto preto, entre outros itens.
No Brasil, onde já teve mais de 4.000 pedidos desde o lançamento, o BYD Dolphin foi o carro elétrico mais vendido em agosto, com 371 emplacamentos, posição que foi repetida na Tailândia, onde também é líder isolado. Ainda neste mês, o modelo da BYD será apresentado no Japão, enquanto já está em pré-venda em mercados como Austrália, entre outros.
Junto o com BYD Song Plus, o Dolphin é um dos modelos com produção confirmada no Brasil no complexo que a BYD planeja construir em Camaçari (BA), que terá a pedra fundamental anunciada em outubro e início de operações previsto para o início de 2025.