Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
Sedã elétrico percorre distância recorde com consumo mínimo de energia
O Volkswagen ID.7 Pro S, equipado com um pacote de série e motor de 210 kW (286 cv), alcançou um marco impressionante de eficiência em um teste realizado na pista de Nardò, no sul da Itália. O sedã elétrico percorreu 941 quilômetros (585 milhas) com apenas uma carga de bateria de 86 kWh úteis. Esse desempenho excedeu em 232 quilômetros (32,7%) o alcance máximo combinado declarado pelo ciclo WLTP, que é de até 709 quilômetros (441 milhas).
Durante o percurso, o ID.7 Pro S apresentou um consumo médio de apenas 9,2 kWh/100 km — um dos mais baixos já registrados em sua categoria. Para efeitos de comparação, este número equivale a cerca de 1 litro de diesel por 100 km - aqui no Brasil, é um consumo mais baixo que o de modelos como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini. O objetivo do teste foi determinar a máxima eficiência do modelo, lançado em 2024, em condições controladas.
A experiência foi conduzida em dezembro por motoristas profissionais da Volkswagen Driving Experience, utilizando o circuito de baixa velocidade em Nardò. A pista de 12,5 quilômetros permite simular cenários variados de tráfego e realizar testes de resistência. Durante o teste, as temperaturas ambiente variaram entre 5°C e 15°C, enquanto a velocidade média foi de 29 km/h, refletindo as condições típicas de tráfego urbano em horário de pico.
O ID.7 Pro S é um modelo de produção em série projetado para oferecer máxima eficiência. Seu coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,23, dependendo da configuração, e ele conta com o sistema de propulsão APP550, conhecido por sua combinação de economia e potência. O motor elétrico, integrado ao eixo traseiro, gera um torque máximo de 545 Nm (55,5 kgfm), permitindo que o sedã elétrico acelere de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Além disso, o consumo oficial no ciclo WLTP varia entre 13,6 e 16,2 kWh/100 km, dependendo das condições de uso.
Galeria: Volkswagen ID.7 - fotos oficiais
O ID.7 Pro S também se destaca por sua capacidade de carregamento rápido. Com potência máxima de até 200 kW em corrente contínua (DC), o modelo pode recuperar energia suficiente para percorrer 244 quilômetros em apenas 10 minutos. A recarga de 10% a 80% da bateria é concluída em cerca de 26 minutos.
O carro utilizado no teste foi retirado diretamente da linha de produção da Volkswagen na planta de Emden, na Alemanha, sem qualquer modificação técnica, reforçando o caráter independente do teste de autonomia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Volkswagen Golf elétrico: O que esperar da nova plataforma SSP