Ram desiste de 1500 Long Range com extensor de autonomia
Stellantis teria pedido aos fornecedores que parassem de desenvolver componentes para a picape elétrica
Parece que o grupo Stellantis está reconsiderando seus planos para uma versão elétrica de longo alcance da picape Ram 1500 equipada com extensor de autonomia. O modelo, que prometia uma bateria impressionante de 229 kWh e uma autonomia superior a 800 km, pode não sair do papel.
A informação foi divulgada pelo portal MoparInsiders, que teve acesso a e-mails internos vazados do grupo Stellantis. Segundo o portal, as mensagens enviadas aos fornecedores pedem que "interrompam imediatamente todas as atividades relacionadas ao projeto e suspendam quaisquer gastos adicionais".
Chevrolet Silverado EV
A versão padrão da próxima Ram 1500 com extensor de autonomia contará com uma bateria de 168 kWh, oferecendo um alcance estimado de 560 km. Esse desempenho a posiciona abaixo da Chevrolet Silverado EV 2025, mas acima da Ford F-150 Lightning 2024. Para comparação, a picape elétrica da Ford alcança até 514 km com uma carga completa, enquanto a Chevrolet Silverado EV atinge 740 km na versão RST e até 792 km na versão WT, voltada para frotas e equipada com a bateria Max Range.
Ao ser questionada sobre o cancelamento da Ram 1500 REV de longo alcance, a Stellantis declarou que "a decisão está relacionada a uma recente mudança que abriu a oportunidade de liderar com a tecnologia Ramcharger". Em outras palavras, a montadora optou por priorizar a Ramcharger com alcance estendido, deixando a versão com bateria maior da 1500 REV em segundo plano.
Ram Rancharger
Ambos os modelos, vale dizer, já tinham sido adiados antes, mas após a última rodada de decisões, que vieram após a queda do CEO do grupo Stellantis Carlos Tavares e a reeleição de Donald Trump como presidente dos EUA, a Ram 1500 Ramcharger foi escolhida como a mais importante dos dois. Com uma bateria de 92 kWh e um motor V6 de 3,6 litros atuando apenas como gerador, a Ramcharger está programado para ser colocada à venda no primeiro semestre de 2025. Enquanto isso, espera-se que a Ram 1500 REV com autonomia menor chegue às concessionárias no próximo ano.
A Ramcharger com alcance estendido será a primeira picape com extensor de alcance em série do mundo. É uma picape com motor duplo e tração nas quatro rodas com uma potência combinada de 663 cavalos e 85 kgfm de torque. Com a energia da bateria, ela pode percorrer até 227 km mas quando a bateria se esgota, o motor V6 integrado pode ser usado para girar o gerador de 130 kW e manter as rodas girando. Dito isso, o motor não está fisicamente conectado às rodas e apenas fornece energia para a bateria e os motores elétricos.
Galeria: Ram 1500 REV
Além de obter energia do gerador de bordo, o conjunto de baterias montado no assoalho também pode ser recarregado por uma fonte de corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), com capacidade de até 145 kW para a última. O veículo também oferece carregamento bidirecional, de veículo para veículo (V2V) e de veículo para casa (V2H), além de um painel de energia integrado na caçamba que pode fornecer até 7,2 kW de energia para ferramentas ou eletrodomésticos.
Em um mercado cada vez mais competitivo de picapes totalmente elétricas, a Stellantis pode ter um vencedor com a Ramcharger, considerando que ela ocupará essencialmente um nicho exclusivo. Agora, resta apenas que o modelo chegue às concessionárias. Vamos acompanhar.
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