page ad skin

Citroën 2CV será revivido como elétrico barato baseado na plataforma do C3

Totalmente novado, clássico poderá voltar ao mercado em 2028 para brigar com o Renault 5

Citroën Revolte Concept
Foto de: Citroën

Considerado um dos veículos mais icônicos já produzidos pela Citroën, o clássico 2CV poderá ser revivido e voltar ao mercado depois de quase 40 anos fora de linha. A informação é da revista britânica Autocar, que diz ter ouvido de fontes ligadas à marca forte planejamento interno em torno da volta do modelo. A ideia será ressuscitá-lo como um veículo elétrico de preço competitivo e baseado na plataforma Smart Car do C3.

De acordo com a publicação, o interesse em desenvolver uma nova geração para o 2CV surgiu depois de a Renault colher bons resultados com o retorno do clássico 5. Elétrico e inspirado em modelo do passado, o modelo segue exatamente a mesma proposta pensada pela Citroën para o próximo 2CV. Não à toa, o Renault 5 foi recentemente eleito o Carro do Ano da Europa e tem alcançado excelente procura nas lojas, principalmente na França.

Citroën 2CV

O projeto do novo 2CV ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas desde já a expectativa é colocar o carro no mercado em 2028 para coincidir com o aniversário de 80 anos do modelo original. A equipe de design está sendo liderada por Pierre Leclerc, que deverá deixar o modelo reconhecível e facilmente relacionado com o clássico. Ex-BMW, Leclerc atualmente ocupa o posto de diretor global de design da Citroën e assinou os mais recentes lançamentos da marca.

Citroën Revolte Concept
Foto de: Citroën

Citroën Revolte Concept, apresentado como estudo em 2009

Mecanicamente, o 2CV aproveitará toda a estrutura da plataforma Smart Car da Stellantis e já nascerá pronto para eletrificação. A base é a mesma usado por modelos como C3 e Aircross e se destaca por ter custos de produção bastante competitivos - característica que ajudará a marca a posicionar o 2CV como um dos elétricos mais baratos da Europa.

Produzido de 1949 e até 1990, o 2CV somou mais de 3,8 milhões unidades vendidas e marcou a história da indústria automobilística da Europa no pós-guerra.

VEJA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE