Neta Auto inaugura 1ª loja no Brasil e estuda produção local para 2026
Marca chinesa promete 30 concessionárias e novos lançamentos no Brasil até o fim do ano
A Neta Auto, subsidiária do grupo chinês Hozon New Energy Automobile, abriu sua primeira concessionária no Brasil. Localizada no bairro do Recreio, na zona oeste do Rio de Janeiro, a nova loja, chamada NETA Auto Potenza, ocupa uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e conta com estrutura completa de venda e serviços de pós-venda.
A empresa chinesa começou a marcar presença no Brasil em novembro de 2024, quando estreou com pontos de venda em shoppings de cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Esses locais foram projetados para introduzir os veículos elétricos da empresa ao mercado nacional durante a fase de pré-venda.
Em fase inicial de atividades no Brasil, a Neta promete a entrega de 20 centros de atendimento ao cliente, com previsão de início de operações no primeiro trimestre de 2025. Esses centros estarão distribuídos em 13 estados brasileiros, com o objetivo de fornecer suporte completo aos consumidores. Além disso, a NETA Auto planeja alcançar 30 concessionárias em funcionamento no Brasil até o final de 2025 com a meta de fechar o ano com algo entre 5.000 e 6.000 veículos elétricos vendidos.
Linha de veículos elétricos:
Neta AYA
O Neta AYA é o modelo de entrada da marca. É oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900). O compacto urbano com capacidade para quatro ocupantes possui motor elétrico de 70 kW (95 cv) e torque de 15,3 kgfm. Com bateria de 40,7 kWh, o modelo oferece autonomia de até 338 km (WLTP) ou 263 km segundo o PBEV do INMETRO.
Neta X
O Neta X é um SUV elétrico de porte médio, disponível em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Equipado com motor de 120 kW (163 cv) e torque de 210 Nm, o modelo oferece aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
Com opções de bateria de 52,49 kWh ou 64,14 kWh, o Neta X alcança autonomia de até 410 km (WLTP) ou 317 km (PBEV). O porta-malas possui capacidade de 508 litros, que pode ser ampliada para 1.388 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Planos para o Brasil
Durante a inauguração da concessionária, César Gomes, diretor de rede da Neta Auto do Brasil, falou sobre os planos da marca para o país, que incluem a instalação de uma fábrica local. Segundo o executivo, o anúncio oficial deve ocorrer ainda em 2025, com previsão de início das atividades em 2026, inicialmente em regime CKD.
A justificativa da fábrica se apoia no aumento das tarifas de importação, melhoria dos custos e imagem da marca junto aos consumidores locais. De acordo com o projeto, a unidade produziria de 15 a 20 mil unidades anuais na primeira fase, passando a 30-40 mil na etapa seguinte com o objetivo de servir de hub para atender à América Latina.
Galeria: Neta Auto - concessionária (BR)
Futuros lançamentos
Além do cupê elétrico Neta GT, que já está em pré-venda no país e deve ter o preço definido em breve (algo entre R$ 380 e 450 mil, dependendo da versão), a Neta trará em breve o SUV elétrico com extensor de alcance Neta L para homologação - o lançamento deve ocorrer ainda no primeiro semestre.
Neta GT - concessionária
Neta GT
O Neta GT é um esportivo elétrico de duas portas com tração integral. Ele mede 4.715 mm de comprimento, 1.979 mm de largura, 1.415 mm de altura e 2.770 mm de entre-eixos. A gama do esportivo tem duas versões: tração traseira com 231 cv e tração AWD com 394 cv. Dados de fábrica indicam aceleração 0 a 100 km/h em 3,7 segundos na variante mais potente - a autonomia vai a 580 km.
Neta L
O SUV é equipado com a nova bateria Freevoy da CATL. Ela foi desenvolvida especialmente para veículos híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos com extensor de alcance (EREV). A Freevoy combina fosfato de ferro e lítio (LFP) com tecnologia de íon de sódio, proporcionando uma experiência de condução semelhante à de veículos 100% elétricos.
A bateria Freevoy oferece até 400 km de autonomia em modo totalmente elétrico e é compatível com carregamento rápido (4C), possibilitando uma recarga de 30% a 80% em apenas 19 minutos. No caso do Neta L, a capacidade de 43,9 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 310 km pelo ciclo chinês, enquanto o alcance combinado chega a 1.300 km, cobrindo tanto o uso urbano quanto viagens mais longas.
Construído na plataforma Shanhai 2.0 da Neta, o Neta L mede 4.770 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.660 mm de altura, com distância entre eixos de 2.810 mm. O design aerodinâmico atinge um coeficiente de arrasto de 0,258Cd, contribuindo para a eficiência - o trem de força combina um motor extensor de alcance 1.5 litro de quatro cilindros com um motor elétrico de 231 cv.
A Neta Auto avançou em sua estratégia para estabelecer operações no Brasil com a inauguração da concessionária e o anúncio dos planos de expansão da rede, construção de uma fábrica local e ampliação da gama de modelos. A marca chinesa de veículos elétricos demonstra potencial como um player relevante no mercado, mas será necessário acompanhar de perto a execução desses planos e a concretização das promessas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Neta Auto chega ao Brasil em meio a rumores sobre colapso na China
BYD Seal 06 Wagon: versão perua do Seal é flagrada pela primeira vez
Esperado no Brasil, NETA L recebe o prêmio de Carro do Ano na China
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance