Xiaomi SU7 supera Tesla Model 3 e lidera entre sedãs elétricos na China
O primeiro carro elétrico da Xiaomi vendeu mais de 100 mil unidades em menos de um ano
O Xiaomi SU7, o primeiro carro elétrico do gigante de tecnologia chinês Xiaomi, alcançou um marco importante desde o início de suas vendas em abril de 2024. Em dezembro de 2024, o modelo ultrapassou o Tesla Model 3 em vendas no mercado chinês, consolidando-se como o sedã elétrico mais popular do país.
Segundo dados compartilhados por Lei Jun, CEO da Xiaomi, na rede social Weibo, o SU7 vendeu 25.815 unidades no último mês do ano, enquanto o Tesla Model 3 ficou em quinto lugar no ranking de turismos elétricos, com 21.046 unidades vendidas. No topo da lista estavam modelos de menor porte, como o BYD Seagull (48.754 unidades), o Wuling Hongguang Mini EV (37.747 unidades) e o Wuling Bingo (30.757 unidades).
O Xiaomi SU7 combina preço competitivo e dimensões generosas para conquistar o público. Na versão Standard, o modelo parte de 215.900 yuanes (cerca de R$ 175.000), enquanto o Tesla Model 3 RWD tem preço inicial de 235.500 yuanes (aproximadamente R$ 191.000). Além de ser mais acessível, o SU7 é maior, com 4,99 metros de comprimento, contra os 4,72 metros do Model 3.
A gama atual do SU7 inclui as versões Standard, Pro e Max, mas em breve será ampliada com o lançamento da variante Ultra. Essa nova versão contará com um sistema de propulsão de três motores que geram uma potência combinada de 1.548 CV (1.139 kW). A configuração permite ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundos e atingir uma velocidade máxima de 350 km/h, números que destacam o desempenho esportivo do modelo.
Outro lançamento esperado pela Xiaomi é o SUV elétrico YU7, que compartilha plataforma com o SU7 e busca atender ao crescente mercado de crossovers, atualmente mais populares que os sedãs. Com esses modelos, a empresa pretende consolidar sua presença no mercado automotivo.
A expansão internacional da Xiaomi também está nos planos da marca. O SU7 despertou grande interesse em países europeus, mas ainda não há uma data oficial para sua chegada à região. Essa movimentação reflete a estratégia da empresa de ampliar seu alcance global, aproveitando a aceitação do público pelo seu modelo que virou um sucesso instantâneo.
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