Já dirigimos: Chevrolet Bolt EUV é o SUV que agrada pelo espaço e custo benefício
Versão crossover se destaca pelas evoluções internas em relação ao Bolt anterior e proposta mais familiar
Recém-lançado, o novo Chevrolet Bolt EUV, a versão crossover do Bolt, já foi testada por nossos colegas do InsideEVs nos Estados Unidos. Eles tiveram a oportunidade de dar uma volta rápida no mais novo veículo elétrico da GM que chega com novidades importantes como o sistema Super Cruise.
Foi um contato rápido, insuficiente para uma análise mais aprofundada, mas suficiente para ter as impressões iniciais que foram em sua maioria positivas, salvo por alguns detalhes que não chegam a comprometer.
O Bolt EUV, ou traduzindo, veículo utilitário elétrico, não está substituindo o Bolt EV e sim se juntando ao hatchback no portfólio da Chevrolet. Acreditamos que isso fará com que muitos clientes comprem os dois veículos porque eles são intimamente relacionados.
Galeria: Chevrolet Bolt EUV 2022
Suas dimensões são quase idênticas, exceto pelo fato de que o Bolt EUV é 160 mm mais longo, e que garante 78 mm adicionais de espaço para as pernas na traseira e 73 litros a mais de volume na cabine. O compartimento de passageiros mais espaçoso, combinado com o teto solar opcional que equipava o veículo testado por nós, fez o interior do Bolt EUV parecer muito mais aberto e espaçoso do que o Bolt EV.
No entanto, com exceção do espaço para as pernas traseiro e do compartimento do passageiro um pouco maior, os veículos são muito semelhantes. Confira no quadro abaixo como os dois são iguais em todas as outras dimensões:
Chevrolet Bolt EV 2022 | Chevrolet Bolt EUV 2022 | |
Altura livre frontal | 1.018 mm | 1.016 mm |
Pé direito dianteiro com teto solar | Teto solar não disponível | 992 mm |
Altura livre traseira | 962 mm | 960 mm |
Espaço para as pernas dianteiras | 1.124 mm | 1.124 mm |
Espaço para as pernas traseiras | 915 mm | 993 mm |
Espaço para os ombros dianteiros | 1.388 mm | 1.387 mm |
Espaço para os ombros traseiros | 1.340 mm | 1.320 mm |
Espaço frontal do quadril | 1.303 mm | 1.305 mm |
Espaço traseiro do quadril | 1.286 mm | 1.275 mm |
Volume da cabine | 2.659 mm | 2.734 mm |
Volume da carga, assentos traseiros levantados | 470 mm | 462 mm |
Volume de carga, assentos traseiros rebatidos | 1.614 mm | 1.611 mm |
Um dado que me deixou curioso é o fato do volume de carga informado do Bolt EUV ser um pouco menor do que o do Bolt EV - simplesmente não fazia sentido. Então, perguntei ao engenheiro-chefe de veículos elétricos da GM, Jeremy Short, que nos acompanhou neste primeiro contato com o veículo.
Pude ver os olhos de Short revirarem quando perguntei a ele como o EUV poderia ter menos espaço de carga do que o Bolt menor e ele respondeu rapidamente: "não tem". Ele explicou que a forma como a SAE exige que os fabricantes meçam o espaço de carga traseiro é medir a altura dessa área diretamente acima do eixo traseiro.
O Bolt EUV tem uma distância entre eixos maior (73 mm mais longo do que o Bolt EV), de modo que as rodas traseiras são deslocadas o máximo possível para a traseira. Além disso, a tampa traseira do Bolt EUV desce em um ângulo maior do que o Bolt EV, portanto, o ponto do teto que está diretamente acima do eixo traseiro no EUV não é tão alto quanto o ponto acima do eixo no Bolt regular.
Isso fez com que o cálculo do volume de carga oficial fosse ligeiramente menor para o EUV. No entanto, Short explicou que você pode realmente colocar muito mais carga no EUV, com a garantia de que a marca fez esse teste de várias maneiras.
A traseira do Bolt EV tem uma caída em um ângulo muito mais agudo do que o Bolt EUV. Além disso, o teto do Bolt EV é um pouco mais alto porque não afunila tão agressivamente quanto no Bolt EUV.
Ambos os veículos usam o mesmo motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 36,7 kgfm de torque e a mesma bateria de íon de lítio de 288 células (LG Chem). Os 40 quilos de peso adicional que o Bolt EUV carrega cobram do modelo 14 km a menos de autonomia em comparação com a classificação EPA de 416 km do Bolt EV e um tempo de aceleração de 0 a 96 km/h de 7 segundos (menos de meio segundo de diferença para o Bolt regular).
Pessoalmente, eu realmente não notei diferença e o EUV foi tão rápido e responsivo quanto o Bolt EV quando o dirigi pela última vez. No entanto, já se passaram cerca de 6 meses desde a última vez estive ao volante de um Bolt EV. Embora houvesse um exemplar do Bolt EV 2022 no evento para a imprensa, só estávamos autorizados a dirigir o SUV.
Super Cruise
Apenas o Bolt EUV (e não o Bolt EV) está disponível com o Super Cruise, o sistema avançado de assistência ao motorista da GM. Consegui usar o Super Cruise por um tempo e ele funcionou muito bem. No entanto, inicialmente tive um problema com o sistema. Na primeira metade da percurso, estava usando minha máscara, de acordo com a orientação da própria organização do evento para que as usássemos durante todo o test-drive.
Então, quando chegamos à metade do trajeto, paramos para tirar fotos e tomar um café, e eu disse a Short que o Super Cruise estava desativando sozinho - não ficava ativado por mais de um minuto ou dois sem desligar. Ele imediatamente perguntou se eu estava usando minha máscara enquanto dirigia e eu disse que sim. Ele disse que esse era o problema e que eu poderia tirar a máscara na volta (estávamos sozinhos em nossos veículos).
Evidentemente, minha máscara estava impedindo que o sistema de câmeras que monitora o comportamento do motorista lessem minhas expressões faciais e ele não funcionaria sem a capacidade de fazer isso. Sem a máscara, o sistema funcionou sem problemas.
O interior é totalmente novo neste Bolt EV 2022, que é compartilhado pelo EUV. Passou por uma grande atualização e a cabine parece mais alinhada com outros lançamentos da Chevrolet. Ainda há muitos plásticos rígidos como o Bolt EV atual, mas tudo parece se encaixar melhor. Também não parece que os designers pretendiam fazer um painel com aparência futurista e optaram por um design mais convencional, e bastante funcional.
Os bancos dianteiros foram redesenhados e oferecem muito mais apoio do que os do Bolt EV anterior. Os bancos dianteiros têm sido um dos itens mais criticados do Bolt EV e a Chevrolet foi atenta e os atualizou para a linha 2022. Embora sejam bem melhores, ainda acho que poderiam (deveriam) ser ainda mais envolventes, pois continuam estreitos e sem o suporte lateral adequado.
Ambas as versões do Bolt têm um novo botão de condução com um pedal no console central e a paddle-shift de regeneração sob demanda no volante como no seu antecessor. Esses dois recursos se combinam para dar ao Bolt EV e ao EUV talvez o melhor sistema de frenagem regenerativa disponível entre todos os veículos elétricos. Eles permitem que se use a frenagem regenerativa exatamente de acordo com o nível de preferência do motorista e você pode dirigir facilmente o dia inteiro sem precisar recorrer ao freio de fricção, caso queira.
O Bolt EUV é um Bolt maior e ainda melhor, na minha opinião. É maior, pode acomodar mais carga, tem uma área de assento na parte traseira muito mais confortável e você não precisa sacrificar muita autonomia ou desempenho por conta disso. Com um preço inicial de US$ 33.995 (R$ 189.400), é apenas US$ 2.000 (R$ 11.100) mais caro do que o Bolt regular e acreditamos que é um bom custo benefício.
No entanto, há dois erros cometidos pela Chevrolet. O primeiro é que esse crossover elétrico seria mais atraente para muitas famílias se fosse oferecido com tração nas quatro rodas. Embora um veículo com tração dianteira e bons pneus de inverno possa ter um desempenho tão bom, ou quase tão bom, na neve e no gelo quanto um veículo com tração nas quatro rodas, muitos clientes se sentem melhor com a tração integral e não vão considerar um veículo que o tenha.
Por esse motivo, gostaríamos que o Bolt EUV fosse oferecido uma opção com AWD, assim como os concorrentes Volkswagen ID.4 e o Ford Mustang Mach-E - entendemos que a versão de tração integral seja um diferencial importante nos Estados Unidos, mas ela é menos crucial em nosso mercado, onde o clima é diferente e seu uso tende a ser mais urbano.
Em segundo lugar, o Bolt EV e o EUV são limitados a um carregamento rápido de 55 kW DC, o que é algo muito incômodo. A grande bateria de 65 kWh demora tanto para carregar que a Chevrolet nem faz questão de detalhar isso no material de divulgação. Tudo o que consegui encontrar foi que o Bolt EUV pode adicionar "Até 150 km em 30 minutos" em um carregador rápido DC. Todos os outros fabricantes relatam o tempo que o veículo levará para carregar de 5% ou 10% a 80% em um carregador rápido DC, para que os clientes possam ter uma ideia de quanto tempo podem precisar ficar parados durante uma viagem.
O Bolt EUV provavelmente levará mais de uma hora para carregar de 10% a 80%, e isso realmente será um incômodo em viagens rodoviárias. No entanto, percebemos que muitos clientes do modelo não vão precisar usar o veículo em viagens longas, portanto, para eles, isso realmente não importa. No entanto, realmente gostaríamos de ver a GM acompanhar a tendência de oferecer carregamento rápido de pelo menos 100 kW DC, como quase todos os outros novos elétricos que estão chegando ao mercado.
O novo Chevrolet Bolt EUV 2022 terá as primeiras entregas nos Estados Unidos em meados do ano. Assim como o hatchback atualizado, este SUV elétrico também será lançado no Brasil, embora a Chevrolet ainda não tenha divulgado a data. Ele se apresenta como um modelo ainda mais competitivo que a versão regular e deve ajudar a marca a impulsionar as vendas de veículos elétricos tanto lá, quanto aqui.
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Chevrolet Bolt EUV 2022
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