Quando o segmento de carros elétricos na faixa de preço de R$ 150 mil deixou de pertencer aos subcompactos e subiu a régua com a estreia do BYD Dolphin, a expectativa era grande com a chegada do primeiro rival à altura para encará-lo: o GWM Ora 03, que já está à venda em duas versões, onde tivemos a oportunidade de dirigir o modelo de topo GT pela primeira vez.
Depois da apresentação e lançamento oficiais, este é o primeiro contato de verdade com o carro elétrico da GWM, que tem grandes ambições em nosso mercado. Sucesso na pré-venda, com mais de 200 unidades vendidas da edição especial de lançamento Skin Copacabana em apenas 48 horas, o Ora 03 pode até ser produzido no Brasil, a depender da demanda e aceitação no mercado.
O Ora 03 é um dos modelos da submarca Ora, uma divisão da GWM que vende apenas carros elétricos, e foi lançado em outros mercados como Good Cat ou Funky Cat. Ele aposta num visual de linhas arredondadas, há quem fale em uma certa inspiração na Porsche, por conta do conjunto ótico dianteiro, ou até mesmo um pouco do Mini. Comparações à parte, ao vivo é bem melhor que nas fotos e agrada bastante.
Ele mede 4,25 metros de comprimento, 1,63 metro de altura, 1,84 metro de largura e 2,65 metros de distância entre-eixos. O porte é ligeiramente superior ao de modelos como Peugeot e-208 e Renault Zoe, por exemplo, e equiparado ao do rival Dolphin. Mas o espaço interno é destaque, principalmente na parte dianteira, bem livre para o motorista e passageiro, enquanto que atrás há um bom espaço para pernas, e um pouco menos para a cabeça dos mais altos por conta do teto panorâmico. Nada que comprometa.
Desde a versão de entrada, o Ora 03 vem equipado com itens como central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, câmera 360°, sete airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de ponto cego, sistema de som com seis alto-falantes e mais.
No caso específico desta versão GT, o acréscimo é o visual mais esportivo, principalmente pelo perfil dos para-choques. Adicione ainda carregador sem fio para smartphones e abertura da porta por aproximação, bancos dianteiros com função de massagem e ventilação, além de ajuste elétrico com memória para o assento do motorista. Na parte de segurança, ganha frenagem de tráfego cruzado, assistente de estacionamento automático e partida inteligente do motor, bastando posicionar o câmbio na posição D para sair dirigindo, sem precisar apertar o botão Start.
Nosso contato com o Ora 03 GT foi bem rápido, apenas na cidade e com trânsito travado na maior parte do tempo. Mesmo assim, deu pra sentir um pouco da personalidade do carro.
Quem aprecia um estilo de dirigir com o carro mais "na mão" provavelmente vai curtir o carro elétrico da GWM. A dinâmica de condução é boa e ele tem acerto de suspensão um pouco mais firme, um perfil mais europeu do que chinês, o que é uma boa surpresa, ainda que a direção seja muito leve, mesmo no modo esportivo, e fica devendo por conta do volante, que poderia ser menor e ter um aro mais espesso.
Nos curtos trechos em que deu pra acelerar um pouco, o compacto elétrico até que se saiu bem. É compatível com os 8,2 segundos declarados para o 0 a 100 km/h e passou seguranças nas arrancadas.
Não foi possível aferir com precisão o alcance, mas pelo baixo consumo de energia da bateria de 63 kWh no trecho percorrido, tudo indica números de autonomia melhores que os 319 km oficiais da homologação pelo Inmetro.
Outro ponto positivo foi a atuação dos assistentes de condução, que mostraram boa precisão no uso geral, sem ser invasivos. Dá pra ajustar o nível de volume dos alertas para quem prefere uma tocada mais silenciosa sem os "apitos" constantes. Um item que poderemos testar com mais detalhes em uma avaliação completa.
Nesse test drive, a GWM emprestou o carro rapidamente para os jornalistas antes das primeiras entregas para os concessionários. E ainda que a gente vá esperar o carro elétrico pra fazer uma avaliação mais completa, já dá pra concluir que ele tem seus atributos.
Por ora, com o perdão do trocadilho, o Ora 03 passou uma boa impressão inicial, ao menos nessa versão GT, com uma tocada um pouco mais dinâmica em comparação com o rival Dolphin, este mais voltado ao conforto. Mas isso considerando a versão de entrada da BYD, uma vez que ainda não dirigimos o Dolphin Plus mais potente de 204 cv, nem o Ora 03 Skin de entrada para uma comparação mais justa. Algo que fica para um futuro comparativo.
Pelo preço de R$ 184.000, o Ora GT 03 traz um pacote de equipamentos decente, boa dirigibilidade e alto nível de segurança. Depois do sucesso estrondoso do Dolphin, o segmento vai confirmar se tem espaço para crescer ainda mais com o Ora 03. Caso se confirme, a dor de cabeça das montadoras tradicionais vai ser bem maior.
E para quem está entrando no mundo dos carros elétricos, a GWM oferece o pacote Tranquilidade, que fornece o carregador portátil de 3,6 kW e dois anos de proteção total para a bateria em caso de danos não cobertos pela garantia e a tag de estacionamento e pedágio em parceria pela Veloe por um ano.
O GWM Ora 03 já pode ser reservado nas concessionárias, pontos no shoppings centers ou pela loja oficial no Mercado Livre e tem garantia é de 5 anos para o carro elétrico e 8 anos, ou 200 mil km para a bateria. Ele está chegando às concessionárias em outubro e terá início de entregas entre o final de novembro e início de dezembro.
GWM Ora 03 GT
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