O Green NCAP publicou novos dados de carros analisados em setembro. E entre eles há dois carros elétricos chineses: o BYD Atto 3 (Yuan Plus) e o ORA Funky Cat (Ora 03). Ambos receberam 5 estrelas, a nota mais alta, também mostrando características interessantes que os coloram em destaque entre os carros de emissão zero analisados pela órgão até agora.
Os dois carros elétricos, um SUV compacto e um hatchback, mostram que a produção da potência asiática traz alguns cuidados que lhe permitem competir em pé de igualdade com outros concorrentes feitos por marcas ocidentais. Vamos ver os detalhes.
Excelente gerenciamento de calor
O BYD Yuan Plus (Atto3), durante os testes, recebeu uma excelente pontuação média geral de 97% graças principalmente à presença da bomba de calor e dispositivos capazes de recuperar o "calor residual" proveniente de outras fontes para regular a temperatura do habitáculo de forma eficiente.
Graças a esta tecnologia, o modelo registou um consumo de 25,1 kWh/100 km a uma temperatura exterior (reproduzida no laboratório) de -7 graus centígrados. Menos brilho na análise da eficiência de recarga, que foi avaliada em 87 por cento.
Recorde no carregamento
O ORA Funky Cat (Ora 03 no Brasil) é, de certa forma, um velho conhecido. O carro, produzido pelo grupo GWM, foi apresentado à Europa em 2021, durante o Salão de Munique, mas está no mercado há pouco tempo. Como o BYD Atto 3, obteve uma pontuação média geral de 97 por cento, mas em comparação com o SUV da BYD, mostra algumas diferenças.
Entre os aspectos mais interessantes que surgiram durante as avaliações do Green NCAP está a eficiência de recarga. Com 11 kW, o Funky Cat estabeleceu um novo recorde entre todos os automóveis testados pela organização: 93,2 por cento.
BYD Ato 3 | Ora Funky Cat | |
Índice de Ar Limpo | 10/10 | 10/10 |
Índice de eficiência energética | 9,5/10 | 9,5/10 |
Índice de gases com efeito de estufa | 9,7/10 | 9,8/10 |
Elétricos estão um passo à frente
A partir de 2020, 18 carros elétricos foram analisados pelo Green NCAP. Todos obtiveram 5 estrelas e todos registaram uma eficiência energética e emissões globais de gases com efeito de estufa superiores a 9/10.
Em contrapartida, entre os modelos a combustão, apenas o Mazda 2 e o Volkswagen Golf, ambos a gasolina, obtiveram uma classificação superior a 3 estrelas (3,5 estrelas). Os resultados dos últimos automóveis analisados, juntamente com o BYD Yuan Plus e o ORA 03, também demonstram a diferença entre os veículos elétricos e os térmicos.