Aguardado no Brasil, o Audi Q4 e-tron Sportback 50 quattro conseguiu 5 estrelas na classificação Green NCAP, que é um método criado para medir o consumo e as emissões de poluentes dos carros, atribuindo uma pontuação a cada parâmetro individual.

Os testes, realizados em diferentes fases com testes em laboratório e na estrada, têm como principal objetivo avaliar o impacto ambiental dos diversos modelos que tentam simular as diversas situações de condução e as reais temperaturas de uso.

external_image

Eficiente e "verde"

O primeiro dos parâmetros analisados durante os testes em laboratório e na estrada é o Índice de Ar Limpo que estima as emissões de poluentes nas diversas condições de uso. Como era de se esperar, neste teste o SUV elétrico da montadora de Ingolstadt, graças ao seu trem de força 100% elétrico, obteve as notas mais altas (10/10).

O segundo teste a que os carros são submetidos diz respeito ao consumo real de energia/combustível para avaliar a eficiência energética do trem de força (Teste de Eficiência Energética). Em uma escala de 0 a 10, o Audi Q4 e-tron, apesar de seu peso, obteve nota 9,2/10, concedido após detectar um consumo de energia ligeiramente maior em testes que avaliam o comportamento na rodovia e em ambientes de baixa temperatura.

external_image

O último parâmetro é a produção de gases de efeito estufa (CO2, N20 e CH4) durante todo o ciclo de vida do carro, considerando também sua produção. Graças aos altos padrões da fábrica de Zwickau, que utiliza energia limpa, o Audi Q4 e-tron marcou 9,5/10.

external_image

Não apenas carros elétricos

Os testes green NCAP não apenas avaliam veículos elétricos como o Audi Q4 e-tron ou o Fiat 500 elétrico que obteve as maiores pontuações em cada teste. A avaliação do impacto ambiental, na verdade, também é realizada em modelos tradicionais a combustão.

O último relatório também publicou as classificações para o Hyundai Bayon, que recebeu 2½ estrelas, assim como o Renault Kangoo e o Volkswagen Caddy. As piores classificações foram para o Peugeot 308 e Genesis GV70 com 2 estrelas e 1 estrela respectivamente.