Novo Audi Q4 e-tron é flagrado no Brasil para encarar Volvo XC40
SUV elétrico compacto deve ser novidade ainda este ano de olho no concorrente da marca sueca
Depois do e-tron e do e-tron GT, a Audi prepara o lançamento de mais um modelo 100% elétrico no Brasil. Para se posicionar como uma opção de entrada entre os EVs, o Audi Q4 e-tron foi visto pela primeira vez em testes no Brasil com bastante camuflagem para evitar ser reconhecido.
De fato, deu um certo trabalho reconhecer o Audi Q4 e-tron. O flagra foi feito pelo perfil Despachante Legaliza no Instagram e nem mesmo eles sabiam do que se tratava. Alguma pesquisa depois, a equipe do InsideEVs Brasil conseguiu identificar o SUV compacto da Audi usando alguns pontos chaves como ponto de partida.
A placa de São Bernardo do Campo (SP) indicava que era um modelo do Grupo Volkswagen. Rodas e linhas gerais o identificavam como um Audi, mas a terceira janela lateral escondida, assim como a ligação entre as lanternas traseiras, dificultaram um pouco a identificação do Q4 e-tron. Ele foi apresentado na Europa em abril do ano passado em carrocerias SUV e o famoso Sportback, o SUV cupê.
O Audi Q4 e-tron Concept foi mostrado no final do ano passado no Brasil, durante o Audi House of Progress. Isso já indicava que a marca preparava o lançamento do SUV compacto elétrico em nosso mercado como um concorrente dos Volvo XC40 e C40 e, em um futuro breve, o BMW iX1. Apesar de não falar oficialmente sobre isso, o carro conceito não estaria em um evento da marca sem uma missão específica.
O Audi Q4 e-tron é o primeiro modelo da marca sobre a plataforma MEB, 100% dedicada aos elétricos. Tem 4,59 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos, com uma carroceria musculosa na região das caixas de rodas, algo escondido pela camuflagem no carro flagrado. As rodas, aparentemente, são as de 21" e podem marcar uma versão topo de linha como a escolha pro Brasil. No exterior, o Q4 e-tron é vendido em versões com um motor (170 cv e 204 cv), ambos com 31,6 kgfm, e uma com 299 cv e tração integral quattro, já com 47 kgfm.
As baterias variam conforme a versão, desde 55 kWh a 82 kWh (brutos). Caso a Audi importe a versão com tração integral, a autonomia divulgada é de 488 km, com recarga que vai de 11 kW a 125 kW. A versão Sportback, apesar de ainda não vista em testes, pode ser a opção um pouco mais cara para enfrentar o Volvo C40, com o mesmo estilo de carroceria.
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