Apostando em um futuro com forte presença dos carros elétricos, a Audi anuncia um novo conceito da família e-tron. Pouco mais de um ano após a estreia do Q4 e-tron concept no Salão de Genebra, o irmão gêmeo no formato SUV Coupé Audi Q4 e-tron Sportback Concept é revelado pela marca em uma apresentação online.
Com porte situado entre um SUV compacto como o Audi Q3 e o Audi Q5, o estudo (praticamente uma versão de produção) Q4 e-tron adere a um estilo que vem crescendo rápido na preferência do mercado, o SUV Coupé, com a característica 'caída' do teto na parte traseira e que passa a impressão de ser um pouco maior que a versão SUV. De resto, a distribuição de peso 50:50, aerodinâmica e dimensões são praticamente iguais ao do irmão Q4 e-tron: 4,60 metros de comprimento, 1,60 metro de altura, 1,90 de largura e 2,77 metros de entre-eixos.
Em termos de propulsão, o Q4 e-tron Sportback Concept adota o mesmo conjunto do Q4 e-tron com dois motores elétricos que entregam potência de 225 kW (306 cv) e 46,9 kgfm de torque máximo - o traseiro tem 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm enquanto o dianteiro fornece até 75 kW (102 cv) e 15,3 kgfm. Equipado com a tração quattro nas quatro rodas, os dois irmãos Q4 e-tron podem acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcançar a velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h.
A alimentação vem da bateria de 82 kWh que fica alojada no assoalho e tem autonomia certificada em 450 km de acordo com o padrão WLTP. A Audi promete ainda que as versões com tração traseira terão certificação para rodar mais de 500 km com uma única carga, de acordo com o ciclo WLTP. Ela pode ser carregada com no máximo 125 kW. Na prática, um pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total.
Outra primazia da linha Q4 e-tron concept é adoção da plataforma modular de eletrificação (MEB) do Grupo Volkswagen na linha Audi. Sétimo veículo elétrico da marca, o futuro Audi Q4 e-tron Sportback será o mais barato da gama e pode encarar rivais elétricos como o Jaguar I-Pace, entre outros. A estreia deve acontecer em algum momento de 2021, após a chegada do Q4 e-tron.
Desde a estreia do SUV elétrico Audi e-tron, em 2018, a marca das quatro argolas segue o cronograma de sua ofensiva elétrica e tem como meta lançar mais de 20 modelos totalmente elétricos até 2025. Além dos SUVs, a gama de elétricos vai abranger todos os tipos de carroceria (hatchback, sedã e perua) e irá abranger desde os compactos até os modelos de luxo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q4 e-tron: tudo o que sabemos sobre o SUV compacto elétrico
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Audi Q4 e-Tron chega em 2021 como carro elétrico mais barato da marca
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Flagra: Audi Q4 E-Tron em testes revela semelhanças com modelo da VW
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico