• Audi e-Tron S e e-Tron Sportback S são lançados na Europa
  • Modelos elétricos ficaram mais potentes e com melhor dirigibilidade
  • Versões S trazem visual mais esportivo e acabamento exclusivo  

A Audi acaba de revelar as versões aprimoradas dos novos modelos elétricos e-tron e e-tron Sportback, chamados e-tron S e e-tron S Sportback. Os dois receberam o mesmo tratamento, que os deixou mais rápidos e com melhor dirigibilidade, além de um visual esportivo e mais divertidos de guiar.

Foi uma mudança bem vinda? Bem, nenhum dos modelos era o que se poderia chamar de carro sem sal ou personalidade, mas o que era bom ficou ainda melhor, com uma carroceria 50 mm mais larga (graças aos arcos das rodas mais pronunciados, complementados por novos pára-choques). A grade frontal também é diferente e exclusiva dos modelos S, enquanto na traseira um grande difusor completa o visual.

Galeria: Audi e-tron S

Segundo a Audi, essa reforma externa não é apenas estética. As extensões da caixa de rodas aparentemente ajudam na aerodinâmica e permitem que o e-tron S Sportback atinja um coeficiente de arrasto de 0,26, enquanto o e-tron S fica em ainda impressionantes 0,28 cx. Ambos os modelos também apresentam dutos de refrigeração para os freios que permanecem fechados enquanto estão fora de uso.

O interior permanece praticamente inalterado, mas eles apresentam acabamento em cores mais escuras (para aumentar a sensação de esportividade), bem como um bocado de emblemas S por toda a cabine, a fim destacar a variante mais esportiva.

Galeria: Audi e-tron S Sportback

Ambos os modelos S têm quase 100 cv a mais em comparação aos modelos não-S, com 503 cv de potência e 99,2 kgfm de torque. O resultado foi alcançado graças a adição de um motor elétrico extra no eixo traseiro - agora eles têm três motores e são quase um segundo mais rápidos para acelerar de 0 a 100 km/h, em 4,5 segundos, e a velocidade máxima é ampliada em 10 km/h, chegando agora a 209 km/h.

Para alimentar os três motores, o e-Tron S e o e-Tron S Sportback utilizam uma bateria com 95 kWh, sendo 86 kWh efetivos. O que garante uma autonomia de 359 km para o e-Tron S e 363 km para o e-Tron S Sportback, de acordo com o padrão europeu WLTP.

Outro recurso que aprimora o desempenho desta dupla S é a vetorização de torque. Isso também é cortesia de ter dois motores acionando o eixo traseiro, para que o veículo possa destinar com mais precisão a potência que cada roda recebe e faça ajustes muito mais finos (e mais rápidos) do que jamais seria possível através de um diferencial convencional.

Espere pelos novos Audi e-tron S e o Audi e-tron S Sportback chegarem aos showrooms europeus no último trimestre do ano, com preços começando em € 93.800 (R$ 563.200) e € 96.050 (R$ 576.700), respectivamente.

Ocultar press release Mostrar press release
Audi MediaCenter

Audi e-tron S and Audi e-tron S Sportback exclusive

Innovative, dynamic, and electric: The Audi e-tron S and the Audi e-tron S Sportback

 

Audi is showing consistency and continuing with its electric offensive – with the new Audi e-tron S and the new Audi e-tron S Sportback. Both of the S models with fully electric drive use three electric motors, two of which operate on the rear axle. Their intelligent drive control raises vehicle safety, and dynamic handling in particular, to a new level. In addition to the electric all-wheel drive, the vehicles are equipped with electric torque vectoring with active and fully variable torque distribution on the rear axle.