• Futuro Audi A2 e-tron teria o mesmo porte de um A3 Sportback
  • Opções de tração traseira ou integral devem estar no portfólio

Quem ainda se lembra do Audi A2 de 1999? Então, esqueça. Parece que a marca dos quatro anéis abandonou essa ideia de uma pequena minivan que queria brigar com o Mercedes Classe A na época, e tudo indica que agora lançará um compacto elétrico com um visual esportivo: o Audi A2 e-tron.

Os rumores foram divulgados pelos alemães do AutoBild, que mostram em um vídeo qual poderia ser o carro que levará a empresa a explorar novas possibilidades de ampliar sua gama de emissão zero, já que, por enquanto, apenas o e-tron e o e -tron Sportback (veja aqui nossas impressões ao dirigir) estão no páreo.

Galeria: Audi AI:ME

Em que pese as muitas especulações sobre um Q2 e-tron, ou até mesmo um carrinho urbano relacionado ao futuro Volkswagen ID.1, que é bastante cotado, a revista alemã aposta mais em um A2 e-tron, e também diz que a novidade poderia ser revelada ainda este ano, com lançamento e estreia entre o final de 2021 e o início de 2022.

O carro, na estratégia do grupo Volkswagen, deve representar para o A3, o que ID.3 - cujas entregas começarão em setembro - representa para o Golf. Ou seja, um modelo completamente independente, mas do mesmo porte, falando sobre dimensões externas e espaço.

Esperando descobrir mais detalhes, já se sabe com certeza que será baseado na plataforma MEB, que em Wolfsburg foi projetada com a intenção específica de criar uma família de carros elétricos. Em detalhes, o A2 e-tron terá carroceria de dois volumes e cinco portas e terá aproximadamente 4,3 metros de comprimento.

Certamente estará disponível nas versões com tração traseira e com a configuração integral quattro, embora seja feito com a presença de dois motores elétricos dispostos um em cada eixo.

Ainda não se sabe, no entanto, se será proposto - como o ID.3 - com diferentes opções de bateria. Quanto ao aspecto, as projeções recém-publicadas e o conceito AI: ME, que poderiam antecipar alguns elementos de estilo, contribuem para nos mostrar como ele será.