Em um mundo onde os carros elétricos baratos estão entrando no mercado, esse BEV (veículo elétrico a bateria) representou para os europeus uma espécie de primeira e real oportunidade de mudar para a mobilidade com emissão zero sem gastar uma fortuna. Ele tem feito isso desde sua estreia comercial em 2020.

O Renault Twingo E-Tech Electric, anteriormente conhecido como Twingo Z.E., ainda está à venda e representa uma espécie de ponte entre a primeira onda de modelos elétricos da empresa (do Zoe ao Fluence, menos bem-sucedido) e a segunda onda, que depois do Megane e do Scenic será encorpoda pela chegada do Renault 5, Renault 4 e Twingo (nova geração).

Mas deixemos de lado a estratégia comercial para nos aprofundarmos na análise desse Twingo elétrico, para conhecermos seus pontos fortes e fracos.

Renault Twingo Elétrico: plataforma e dimensões

A última geração do Twingo é construída sobre a mesma plataforma do smart fortwo e do forfour. Trata-se de um projeto compartilhado com a Mercedes-Benz, cujo desenvolvimento começou há pouco mais de 10 anos (a estreia do modelo no mercado data de 2014). Portanto, as versões a gasolina, assim como os supercompactos da marca alemã, têm o motor e a tração na traseira.

Renault Twingo Elétrico

Renault Twingo Elétrico

A versão elétrica, com um pouco mais de espaço disponível, se diferencia do smart em alguns detalhes técnicos, mas mantém as mesmas características e desempenho. Devido às suas dimensões compactas e à adoção de uma bateria bastante pequena, o Twingo Electric tem a vantagem de manter o peso abaixo de 1,2 toneladas. Não é exatamente o mesmo que as versões térmicas, que não chegam a 1.000 kg, mas não é o mesmo que alguns modelos atuais que têm uma massa muito mais "volumosa".

  • Comprimento: 3,6 metros
  • Largura: 1,66 metros
  • Altura: 1,55 metros
  • Distância entre eixos: 2,49 metros
  • Peso: 1.168 kg

Renault Twingo Electric: espaço a bordo

Embora a plataforma do Twingo Electric seja, para todos os efeitos, multipotente - na verdade, ela nasceu para motores térmicos e depois foi adaptada para a versão de emissão zero - a bateria está localizada sob o assoalho. Isso permite que o espaço a bordo seja mantido.

2020 Renault Twingo Z.E.

2020 Renault Twingo Z.E.

Sendo um "Segmento A" com pouco mais de 3,5 metros, há uma diferença congênita de centímetros entre as fileiras dianteira e traseira (estritamente para 2), mas o espaço geral está em linha com outros carros na categoria de carros urbanos. O porta-malas tem capacidade de 240 litros, que se tornam 980 ao rebater o sofá traseiro. Deve-se observar que o capô dianteiro não tem compartimentos adicionais. Na verdade, ele nem pode ser aberto.

  • Compartimento de bagagem: 240-980 litros
  • Porta-malas: n.d.

Renault Twingo Electric: software

Filho de um design um tanto datado e destinado a deixar os mercados em um tempo relativamente curto, o Renault Twingo tem um sistema de informação e entretenimento bastante tradicional, controlado por uma tela sensível ao toque de 7 polegadas no centro do painel.

Ele tem conectividade com dispositivos externos e todas as funções exigidas de um carro atual, mas não tem um assistente de voz avançado e não pode receber atualizações over-the-air para acomodar a versão mais recente do software remotamente, como é o caso de outros modelos elétricos mais recentes da empresa.

Renault Twingo Elétrico

Renault Twingo elétrico: viaja até 270 km na cidade

Renault Twingo Electric: bateria e autonomia

O Renault Twingo elétrico abriga uma bateria de íons de lítio de 22 kWh- com química tradicional de níquel-manganês-cobalto (NMC) - sob o assoalho. Ela alimenta um motor elétrico síncrono de ímã permanente que fornece uma potência máxima de 82 cv e um torque máximo de 160 Nm.

O sistema garante um sprint de 0 a 100 km/h em 13 segundos (mas no 0 a 50 é muito mais rápido, parando o relógio em 4 segundos) e uma velocidade máxima de 135 km/h. Mas, acima de tudo, graças ao consumo médio homologado de 15,6 kWh/100 km, ele promete percorrer 190 km em percursos mistos (que se tornam 270 na cidade) com apenas um tanque cheio de elétrons.

Renault Twingo Elétrico: recarga

O Renault Twingo elétrico é equipado com um carregador de bordo chamado Cameleon, que permite que o carro recarregue tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. A potência máxima de entrada é de 22 kW: o suficiente para recarregar mais 80 km de autonomia em 30 minutos e ir de 0% a 100% em 90 minutos.

2020 Renault Twingo Z.E.

Totalmente recarregado em 90 minutos

 Renault Twingo Electric: preços

Considerando a lista de preços particularmente acessível, o Renault Twingo elétrico está entre os carros que, graças aos incentivos (encerrados, mas possivelmente retomados em um futuro próximo), podem receber uma porcentagem maior de redução de preço.

O carro elétrico da Renault está atualmente disponível em três níveis de acabamento: Equilibre, Techno e Urban Night. O primeiro tem um preço inicial de 24.050 euros (R$ 142.000), o segundo de 25.250 euros e o terceiro de 26.350 euros.

Galeria: Renault Twingo Electric