Depois de Audi, Mercedes-Benz e BMW, a Lexus será a próxima grande montadora premium global a iniciar a comercialização de veículos elétricos. De acordo com reportagem recente da agência de notícias Reuters, a subsidiária de luxo da Toyota lançará seu primeiro veículo 100% EV em novembro e começará a vendê-lo no início de 2020. A expectativa é iniciar a oferta por mercados como China e América do Norte, que têm demanda consistente por modelos do tipo, e posteriormente estender o alcance para nações da Europa e outros países da Ásia.
O lançamento será o primeiro passo dado pela Lexus em direção à massificação da eletrificação. Até 2025, a expectativa é que todos os veículos da marca tenham pelo menos uma versão eletrificada em oferta, seja híbrida, híbrida plug-in, totalmente elétrica ou movida a hidrogênio. “Nosso objetivo é que as vendas de modelos eletrificados possam ultrapassam as de modelos convencionais movidos a motores de combustão interna”, disse o presidente da empresa, Yoshihiro Sawa.
Prévia dessa nova estratégia foi apresentada ao público no Salão de Tóquio através do conceito LF-30, que entrega 500 km de autonomia com 544 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. É capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. Os quatro motores elétricos (um em cada roda) são abastecidos por um conjunto de baterias de 110 kWh montado no assoalho para melhorar o cento de gravidade e, consequentemente, a dirigibilidade.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Lexus RX 450h+: híbrido plug-in reúne luxo e eficiência
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Lexus RX 450h+: SUV híbrido plug-in de luxo chega ao Brasil por R$ 609.990
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Lexus pode lançar sedã ES elétrico e dar origem a um Toyota Camry EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota terá sedã elétrico com 800 km de alcance para encarar Tesla Model 3