A Lexus registrou marcas registradas que parecem indicar que ela está planejando lançar uma versão totalmente elétrica do seu sedã ES. O ES é a versão mais elegante do Toyota Camry, com o qual compartilha sua plataforma de tração dianteira, portanto, a chegada de um ES elétrico também poderia sinalizar a eventual introdução de um Camry elétrico mais barato.
Com base nas marcas registradas reveladas pela AutoGuide, a Lexus está procurando introduzir duas versões elétricas do ES: o ES350e e o ES500e. O único outro Lexus cujo nome termina com um "e" minúsculo é o RZ (disponível como RZ300e com motor único e tração dianteira e RZ450e com motor duplo), portanto, esse registro sugere fortemente planos para um ES elétrico.
A Lexus não anunciou oficialmente que planeja lançar um sedã movido a bateria - embora tenha mencionado planos de vender 1 milhão de veículos elétricos até 2030 - mas apresentou o atraente Lexus Electrified Sedan Concept como parte de uma frota inteira de estudos de design revelados no final de 2021.
Na época, especulamos que a Lexus estava de olho no Porsche Taycan com seu futuro sedã elétrico - havia até mesmo um atraente estudo de shooting brake entre os conceitos, um possível rival direto do Porsche Taycan Sport Turismo - mas agora que sabemos sobre essa marca registrada do ES elétrico, acreditamos que o futuro modelo será um carro mais acessível, possivelmente voltado para o onipresente Tesla Model 3.
No grupo de EVs que a Lexus mostrou quando revelou todos os seus conceitos elétricos, outro sedã (retratado na imagem de abertura deste artigo) estava escondido no fundo, muito mais próximo da produção do que os modelos mais visíveis na frente. É provável que seja o próximo ES, e o motivo de estar parcialmente obscurecido pode ser o fato de ser o modelo de produção real que será lançado nos próximos dois anos.
A Lexus também apresentou um conceito de sedã elétrico chamado LF-ZC. Esse veículo de aparência muito arrojada confirma o clichê do design japonês de ser estilizado usando uma katana - ele tem um visual fantástico. No entanto, ele parece um pouco marcante e dramático demais, até mesmo atenuado para a produção, para usar um emblema ES, portanto, quando a Lexus finalmente o colocar em produção em 2026, ele terá outro nome.
O ES350e básico provavelmente será um veículo com motor único e cerca de 300 cv de potência, enquanto o ES500e terá uma configuração de motor duplo mais potente, tração nas quatro rodas e 400 cv ou mais. Não sabemos se a Lexus planeja usar a plataforma e-TNGA que sustenta o RZ e o Toyota bZ4X ou se encontrou uma maneira de fabricar veículos totalmente elétricos na plataforma TNGA-K que usa no ES atual. Se a e-TNGA for utilizada, o ES elétrico básico provavelmente terá tração dianteira, assim como as atuais variantes a combustão e híbridas.
A Toyota também tem uma nova plataforma de EV em desenvolvimento, que promete até 1.000 quilômetros de alcance. A Lexus planeja usar essa plataforma na produção do LF-ZC, que pode até ter baterias de estado sólido completas que o fabricante espera ter prontas para uso comercial em 2027 ou 2028.
O Lexus ES atual está disponível com motor de combustão pura ou híbrido, mas chega ao Brasil somente na versão 300h com um sistema híbrido de 211 cv. É comercializado a partir de R$ 360.990, sendo o único sedã da marca japonesa de luxo disponível no país.
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