O Grupo PSA está diversificando sua participação na mobilidade, indo além de vender carros por suas marcas (Citroën, Opel, Peugeot e Vauxhall). A empresa criou a Free2Move, serviço de compartilhamento de carros na França para antecipar um futuro problema: a queda no faturamento do pós-venda dos veículos. Isso porque os carros elétricos custam muito menos para manter, por terem menos peças – e isso é uma ameaça para a indústria automotiva.
“Carros elétricos são muito mais simples [do que os veículos a combustão]”, explica Helen Lees, chefe de veículos elétricos do Grupo PSA. “Eles precisam de menos peças, menos tempo nas oficinas. No fim, isso significa menos tempo no pós-venda. Por isso que decidimos diversificar em áreas como compartilhamento.”
Lees explica que a perda de faturamento no pós-venda depende do crescimento dos carros elétricos. “No longo prazo, venderemos menos peças e menos horas de serviço em nossos elétricos. Quando olhamos para o plano de revisão do Peugeot e-208, por exemplo, ele é 1/3 mais barato do que as revisões do 208 a gasolina ou diesel.”
A executiva acredita que isso levará a uma mudança em como a indústria atual trabalha, com os concessionários ganhando dinheiro com o pós-venda, e terão que encontrar outra fonte de renda. Uma das forma pode ser transformar as concessionárias também em empresas de aluguel de carros, tanto de longo prazo quanto para compartilhamento rápido.
Fonte: Autocar
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