[ATUALIZADO EM 27/12/2023]
Procurando pelos carros elétricos mais baratos? As opções para quem quer abandonar o posto de gasolina e passar a dirigir um carro de emissão zero vem crescendo mês a mês no mundo e no Brasil.
E enquanto o mercado mundial de carros elétricos cresce rapidamente, a boa notícia é que tivemos novidades interessantes estreando, como o BYD Dolphin, por exemplo - além disso, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para produzir carros elétricos no país. A expectativa é de novos lançamentos e maior oferta de modelos com preços mais acessíveis.
Nesta nova atualização, incluímos os carros elétricos mais recentes para mostrar as 10 opções mais baratas no Brasil. Se antes a lista era dominada apenas por carros compactos e urbanos, a novidade é que agora temos mais opções de SUVs e um sedã com muito espaço interno.
Consideramos somente o preço de tabela, divulgado no configurador oficial de cada marca, para evitar variações causadas por promoções de cada concessionária. Mesmo descontos das fabricantes são desconsiderados, por serem uma situação temporária (como a promoção do e-2008 que acaba essa semana ou o preço promocional de lançamento do Seres 3).
O subcompacto Caoa Chery iCar é um Chery eQ1 rebatizado e adaptado para o Brasil pela Caoa Chery. Trazendo um bom nível de acabamento e lista de equipamentos com itens até então inéditos no segmento, como o teto panorâmico, o carrinho elétrico mede apenas 3,20 metros e possui 2,15 metros de entre-eixos, sem par entre os concorrentes, o que reafirma sua proposta estritamente urbana.
Lançado em abril do ano passado, o Kwid E-Tech esgotou rapidamente o primeiro lote de 750 unidades, porém, depois as vendas esfriaram pouco a pouco. O carro elétrico urbano da Renault é totalmente baseado no modelo a combustão e se vale da ampla rede de atendimento da marca francesa no país, o que se revela uma vantagem na hora da manutenção e pós-venda, mas o compacto elétrico já sente o peso da concorrência.
O 'caçula' da linha de carros elétricos da JAC já foi o zero emissão mais acessível do país, perdeu o posto, e recentemente voltou a ser o mais barato. Relativamente bem equipado e com um trem de força elétrico adequado para o uso urbano, ainda que tenha ficado com nota zero nos testes de segurança do Latin NCAP, o E-JS1 fez muito sucesso entre os motoristas de aplicativo, sendo o carro de passeio zero emissão mais vendido da marca por um bom tempo.
Lançado no final de junho, o BYD Dolphin chegou ao mercado trazendo boas novidades por um preço até então inédito para o seu porte e proposta. O carro elétrico baseado em plataforma dedicada e desenvolvida pela própria BYD chamou a atenção pela qualidade de construção, acabamento, espaço interno e lista de equipamentos de tecnologia e segurança, o que se revela um bom custo-benefício.
Primeiro carro elétrico da GWM a ser lançado no Brasil, o Ora 03 é um compacto com porte similar ao do rival BYD Dolphin e que se destaca pelo trem de força de 171 cv, preço competitivo e ampla lista de equipamentos de conforto e segurança, inclusive com 7 airbags, uma exclusividade no segmento.
Versão mais alta do e-208, o Peugeot e-2008 desfruta das mesmas qualidades do hatchback, como ótima dirigibilidade, bom nível de acabamento e oferta de equipamentos. Agora, com a promoção que se tornou uma efetiva redução de preço, desde que a compra seja online, o SUV elétrico ficou um pouco mais acessível em um segmento que vê os preços caírem.
Apresentado em abril, o SUV compacto estava disponível para reservas pelo preço de R$ 289.990. No entanto, com o lançamento oficial a Caoa Hyundai reposicionou o modelo e baixou o preço final para R$ 219.990. Novos concorrentes fizeram a marca reduzir ainda mais para o valor atual de R$ 189.990.
Com as vendas iniciadas em março, o SUV da fabricante chinesa começou a ser vendido no Brasil por R$ 240.000. No entanto, com a chegada de novos concorrentes elétricos no país, a marca foi reposicionando o preço até chegar aos R$ 199.990. É o primeiro modelo da marca que mudou sua estratégia e anunciou a criação de uma rede de concessionárias nos país.
Os fãs do "Cinquecento" podem encontrar no Brasil o Fiat 500e. Versão moderna e elétrica do modelo icônico, ficou maior e trazendo boas evoluções na comparação com a geração anterior. Com tudo isso, o compacto ainda mantém seu perfil urbano e também não deixou de lado sua alma italiana. No entanto, nunca foi um destaque de vendas no segmento.
O Peugeot e-208 GT chegou ao mercado brasileiro com preço salgado, foi reposicionado com a chegada do e-2008 e agora voltou a ficar mais caro (inclusive que o próprio e-2008). Importado da Europa, entrega ótimo nível de acabamento interno, boa oferta de equipamentos e tecnologia e dirigibilidade entre as melhores do segmento, só pecando mesmo pelo baixo alcance na estrada, algo que deve ser corrigido com o modelo atualizado que chega no ano que vem.
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