[ATUALIZADO: 02/08/23]: Com a segunda redução de preços do iCar, o ranking mudou e o Caoa Chery agora é o carro elétrico mais barato do Brasil, por R$ 119.990. O JAC E-JS1 acabou caindo para a 2ª posição. O Seres 3 entrou no ranking na 8ª colocação, fazendo com que o JAC E-J7 deixe ao top 10. Por fim, o Peugeot e-208 teve uma alteração no valor e agora é vendido por R$ 225.990, porém não mudou de colocação na lista.

Procurando pelos carros elétricos mais baratos? As opções para quem quer abandonar o posto de gasolina e passar a dirigir um carro de emissão zero vem crescendo mês a mês no mundo e no Brasil.

E enquanto o mercado mundial de carros elétricos cresce rapidamente, a boa notícia é que tivemos novidades interessantes estreando, como o BYD Dolphin, por exemplo - além disso, a BYD anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para produzir carros elétricos no país. A expectativa é de novos lançamentos e maior oferta de modelos com preços mais acessíveis. 

Nesta nova atualização, incluímos os carros elétricos mais recentes para mostrar as 10 opções mais baratas no Brasil. Se antes a lista era dominada apenas por carros compactos e urbanos, a novidade é que agora temos mais opções de SUVs e um sedã com muito espaço interno. 

Consideramos somente o preço de tabela, divulgado no configurador oficial de cada marca, para evitar variações causadas por promoções de cada concessionária. Mesmo descontos das fabricantes são desconsiderados, por serem uma situação temporária (como a promoção do e-2008 que acaba essa semana ou o preço promocional de lançamento do Seres 3).

Lista: os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil

1º - Caoa Chery iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil

Caoa Chery iCAR 2023 (4)
  • Preço: R$ 119.990
  • Bateria: 30,8 kWh
  • Potência e torque: 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 197 km

O subcompacto Caoa Chery iCar é um Chery eQ1 rebatizado e adaptado para o Brasil pela Caoa Chery. Trazendo um bom nível de acabamento e lista de equipamentos com itens até então inéditos no segmento, como o teto panorâmico, o carrinho elétrico mede apenas 3,20 metros e possui 2,15 metros de entre-eixos, sem par entre os concorrentes, o que reafirma sua proposta estritamente urbana.


2º - JAC e-JS1 

jac-e-js1-br
  • Preço: R$ 135.900
  • Bateria: 30,2 kWh
  • Potência e torque: 45 kW (62 cv) e 15,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 161 km

O 'caçula' da linha de carros elétricos da JAC já foi o zero emissão mais acessível do país, perdeu o posto, e recentemente voltou a ser o mais barato. Relativamente bem equipado e com um trem de força elétrico adequado para o uso urbano, ainda que tenha ficado com nota zero nos testes de segurança do Latin NCAP, o E-JS1 fez muito sucesso entre os motoristas de aplicativo, sendo o carro de passeio zero emissão mais vendido da marca por um bom tempo.

3º - Renault Kwid E-Tech: 

Renault Kwid E-Tech - avaliacao - externas (2)
  • Preço: R$ 139.990
  • Bateria: 26,7 kWh
  • Potência e torque: 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm
  • Autonomia (Inmetro):  185 km

Lançado em abril do ano passado, o Kwid E-Tech esgotou rapidamente o primeiro lote de 750 unidades, porém, depois as vendas esfriaram pouco a pouco. O carro elétrico urbano da Renault é totalmente baseado no modelo a combustão e se vale da ampla rede de atendimento da marca francesa no país, o que se revela uma vantagem na hora da manutenção e pós-venda, mas o compacto elétrico já sente o peso da concorrência. 

4º - BYD Dolphin

BYD Dolphin - lançamento no Brasil (3)
  • Preço: R$ 149.800
  • Bateria: 44,9 kWh
  • Potência e torque: 94 cv (70 kW) e 18,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 291 km

Lançado no final de junho, o BYD Dolphin chegou ao mercado trazendo boas novidades por um preço até então inédito para o seu porte e proposta. O carro elétrico baseado em plataforma dedicada e desenvolvida pela própria BYD chamou a atenção pela qualidade de construção, acabamento, espaço interno e lista de equipamentos de tecnologia e segurança, o que se revela um bom custo-benefício.  

5º - GWM Ora 03

GWM Ora 03 (Fotos ao vivo)
  • Preço: R$ 150.000
  • Bateria: 48 kWh
  • Potência e torque: 171 cv (126 kW) e 25,5 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 300 km (WLTP)

Primeiro carro elétrico da GWM a ser lançado no Brasil, o Ora 03 é um compacto com porte similar ao do rival BYD Dolphin e que se destaca pelo trem de força de 171 cv, preço competitivo e ampla lista de equipamentos de conforto e segurança, inclusive com 7 airbags, uma exclusividade no segmento.

6º - Hyundai Kona Electric 

Hyundai Kona eletrico BR (2)
  • Preço: R$ 189.990
  • Bateria: 39,2 kWh
  • Potência e torque: 100 kW (136 cv) e 40,3 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 252 km

Apresentado em abril, o SUV compacto estava disponível para reservas pelo preço estimado de R$ 289.990. No entanto, com o lançamento oficial a Caoa Hyundai reposicionou o modelo e baixou o preço final para R$ 219.990, tornando o Hyundai Kona o SUV elétrico mais barato à venda no país. Bem equipado e com um trem de força adequado para sua proposta, o Kona elétrico já fez sucesso em outros mercados.

7º - Peugeot e-2008

Peugeot e-2008 2024 (2)
  • Preço: R$ 219.990
  • Bateria: 50 kWh
  • Potência e torque: 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 234 km

Versão mais alta do e-208, o Peugeot e-2008 desfruta das mesmas qualidades do hatchback, como ótima dirigibilidade, bom nível de acabamento e oferta de equipamentos. Agora, com a promoção que se tornou uma efetiva redução de preço, desde que a compra seja online, o SUV elétrico ficou um pouco mais acessível em um segmento que vê os preços caírem. 

8º - Fiat 500e 

Fiat 500e (BR)
  • Preço: R$ 224.990
  • Bateria: 42 kWh
  • Potência e torque: 87 kW (118 cv) e 22,4 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 227 km

Os fãs do "Cinquecento" podem encontrar no Brasil o Fiat 500e. Versão moderna e elétrica do modelo icônico, ficou maior e trazendo boas evoluções na comparação com a geração anterior. Com tudo isso, o compacto ainda mantém seu perfil urbano e também não deixou de lado sua alma italiana. No entanto, nunca foi um destaque de vendas no segmento. 

9º - Peugeot e-208

Peugeot e-208 GT (BR)
  • Preço: R$ 225.990
  • Bateria: 50 kWh
  • Potência e torque: 100 kW (136 cv) e 26,5 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 220 km

O Peugeot e-208 GT chegou ao mercado brasileiro com preço salgado, foi reposicionado com a chegada do e-2008 e agora voltou a ficar mais caro (inclusive que o próprio e-2008). Importado da Europa, entrega ótimo nível de acabamento interno, boa oferta de equipamentos e tecnologia e dirigibilidade entre as melhores do segmento, só pecando mesmo pelo baixo alcance na estrada, algo que deve ser corrigido com o modelo atualizado que chega no ano que vem.

10º - JAC e-JS4

JAC e-JS4 - test drive (2)
  • Preço: R$ 229.900
  • Bateria: 55 kWh
  • Potência e torque: 110 kW (150 cv) e 34,7 kgfm
  • Autonomia (Inmetro): 256 km

O JAC E-JS4 ostentava até pouco tempo o título de SUV elétrico mais barato do Brasil. Com comprimento de 4.410 mm e entre-eixos 2.620 mm, entrega porte interessante. Seu motor elétrico está instalado no eixo dianteiro e entrega 150 cv de potência e 34,7 kgfm, números suficientes para que acelere de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Você pode conferir nossa avaliação do E-JS4 aqui ou ver a disponibilidade no site da JAC Motors.

Perguntas mais frequentes:

Qual é o carro elétrico mais barato do Brasil?

O carro elétrico mais barato à venda no Brasil é o Caoa Chery iCar, um subcompacto que é vendido por R$ 119.990. É equipado com um motor de 61 cv e bateria de 30,8 kWh suficiente para uma autonomia de 197 km com um carga. 

Quanto custa um carro popular elétrico no Brasil?

Os carros elétricos são mais caros que os carros com motor à combustão e isso os tornam longe de serem considerados populares no Brasil. No entanto, os carros elétricos mais baratos no mercado brasileiro custam entre R$ 120.000 e R$ 150.000. 

Qual é o SUV elétrico mais barato do Brasil?

O SUV elétrico mais barato do Brasil é o Hyundai Kona Electric e seu preço é R$ 219.990. Vendido pelo grupo CAOA, o modelo tem uma bateria de 39,2 kWh e seu motor elétrico entrega potência de 100 kW (136 cv) e torque de 40,3 kgfm.

Qual é o carro elétrico mais caro do Brasil?

O carro elétrico mais caro à venda no Brasil é o Mercedes-Benz EQS 53 AMG. Lançado em dezembro de 2022 no país, seu preço inicial de tabela era R$ 1.350.090.

Quais são os carros elétricos mais baratos do Brasil?

  1. Caoa Chery iCar - R$ 119.990
  2. JAC e-JS1 - R$ 139.900
  3. Renault Kwid E-Tech - R$ 139.990
  4. BYD Dolphin - R$ 148.900
  5. GWM Ora 03 - R$ 150.000
  6. Hyundai Kona EV - R$ 189.990
  7. Peugeot e-2008 - R$ 219.990
  8. Fiat 500e - R$ 224.990
  9. Peugeot e-208 - R$ 225.990
  10. JAC e-JS4 - R$ 229.900