À venda no mercado internacional desde 2014 e considerado deste então o embaixador elétrico da Volkswagen, o e-Golf (versão 100% EV do hatchback) alcança nesta semana a cifra de 100 mil unidades vendidas. Inicialmente fabricado na histórica planta de Wolfsburg, o modelo teve de ser transferido para as instalações de Gläserne Manufaktur Dresden diante da alta demanda. Para efeito de comparação, de todos os 100 mil exemplares já feitos, cerca de 28 mil foram entregues só nos últimos 10 meses. A unidade premiada, diga-se de passagem, foi pintada na cor Pure White e entregue a Maik Jaehde, de Landolfshausen, perto de Hannover, que depois de receber o veículo ainda ganhou um tour exclusivo pela linha de produção.
“O e-Golf já é nosso embaixador em mobilidade elétrica há mais de cinco anos. O marco atual de entrega de 100.000 veículos é a confirmação do sucesso do e-Golf no cumprimento de sua missão. Portanto, desempenha um papel importante na recuperação da mobilidade de muitos clientes e abre o caminho para o novo ID.3", disse Holger B. Santel. “O e-Golf transformou Gläserne Manufaktur em uma vitrine vibrante para mobilidade elétrica desde 2017. Produziremos mais de 16.000 unidades este ano - uma alta histórica. Estamos muito satisfeitos por ter estabelecido este novo recorde", completou Henning Schulzki.
É interessante notar que o desempenho em vendas do e-Golf acompanhou diretamente o avanço deste segmento no mercado. De 2014 a 2017, por exemplo, foram entregues 47.300 unidades, enquanto no ano de 2018 isolado os números já subiram para 24.800. Em 2019, apenas no acumulado, as cifras já saltaram para 27.900 - sem contar novembro e dezembro. Os maiores mercados do modelo são Noruega, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Holanda.
O intrigante é que, apesar do sucesso, o e-Golf não terá vida longa. Como já dito pela própria Volks, seu lugar será ocupado em breve pelo ID.3, o primeiro integrante da nova linha EV da marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos