A BMW é uma das fabricantes que mais está envolvida na eletrificação dos meios de transportes. Tanto é que mostrou o conceito Vision DC Roadster em junho, adiantando uma moto elétrica, mas sem falar mais nada sobre o segmento desde então. Isso muda agora que a marca alemã apresenta um novo protótipo, desta vez mais próximo da produção, chamado E-Power Roadster.
Além de exibir a BMW E-Power Roadster em um evento na França, a fabricante ainda permitiu que alguns jornalistas pudessem pilotar a moto elétrica. Ela foi feita com partes de modelos já existentes da empresa, como a frente da S1000 R e a traseira da R 1200 RS. Isso porque ela está em um estágio de desenvolvimento em que o mais importante é conseguir testar a motorização elétrica, enquanto os designers ainda pensam no estilo final da moto.
Embora seja um "Frankenstein", a E-Power mostra várias coisas interessantes. Por exemplo, ao contrário da maioria das motocicletas elétricas que usam uma transmissão por correia ou corrente, ela utiliza um eixo-cardã, da mesma forma que a R1250 GS.
Enquanto o chassi e carenagens são uma fusão de vários outros modelos da BMW, o sistema elétrico usa peças dos carros elétricos da marca. A bateria de 13 kW veio do Série 2 híbrido, enquanto o motor elétrico é o mesmo do Série 7 de entre-eixos alongado vendido na China. O resultado é interessante, pois produz 138 cv e 20,3 kgfm de torque.
Segundo a publicação Motorcycle News, a E-Power vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos, menos que a S 1000 RR. E isso que o protótipo pesa absurdos 290 kg. Ele é compatível com postos de recarga rápida e, em 30 minutos, consegue recuperar 90% da bateria. Christoph Lischka, chefe da BMW Motorrad, diz que a empresa ainda irá dedicar um bom tempo no desenvolvimento da moto e que só começará sua produção quando a equipe encontrar uma forma de aumentar a autonomia para algo em torno de 200 km e 300 km.
Fontes: Motorcycle News, Motociclismo