À medida em que os veículos elétricos se tornam populares e ganham espaço no mercado, soluções inovadoras de carregamento acompanham essa demanda e começam a surgir com frequência. Prova recente disso vem da Volkswagen, que acaba de apresentar o conceito de um robô móvel capaz de realizar recargas nos mais diversos ambientes. A novidade foi desenvolvida pela VW Group Components e, na prática, tem a função de, por exemplo, tornar qualquer vaga de estacionamento em uma estação de recarga. Entre outras vantagens, é possível realizar o carregamento sob demanda e sem qualquer interferência humana.

Galeria: Volkswagen ID.3 1ST (2020)

Segundo a Volkswagen, o sistema funciona da seguinte forma: o proprietário estaciona o veículo e avisa por meio de aplicativo de smartphone se deseja ter o carro carregado ou não. Diante da resposta positiva, o robô leva um carregador até carro dentro do estacionamento e inicia o processo. Finalizada a recarga, o próprio robô desconecta o carregador e o leva de volta ao local de origem. O dispositivo usa várias câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos para operar de forma autônoma, incluindo o reconhecimento e a reação a obstáculos.

A ideia do robô é recarregar veículos em áreas onde a instalação de infraestrutura EV custa caro, como estacionamentos subterrâneos ou outros locais de difícil implantação. "O trabalho de construção, bem como os custos para a montagem da infraestrutura de carregamento, podem ser reduzidos consideravelmente com o uso dos robôs", diz Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components.