Volkswagen ID.3 vs Tesla Model 3: pela primeira vez lado a lado
Os dois elétricos que prometem ser protagonistas em 2020 são flagrados em testes juntos
A principal batalha dos carros elétricos em 2020 está se formando. Pela primeira vez, um Tesla Model 3 e o Volkswagen ID.3 flagrados juntos mostram como são realmente semelhantes. Pelo menos em tamanho. Isso foi observado porque os dois carros foram fotografados por um usuário do Reddit que mostra pela primeira vez lado a lado em uma estação de recarga na Alemanha.
Esta foi uma oportunidade curiosa para comparar os dois carros elétricos que, com toda a probabilidade, estarão entre os carros elétricos mais vendidos na Europa neste ano. Além disso, o Model 3 já mostrou seu potencial no mercado e o ID.3 está entre os carros mais aguardados.
Galeria: Volkswagen ID.3 1ST (2020)
Um hatchback contra um sedan
Começando pela aparência, o ID.3 e o Model 3 diferem um do outro porque um é mais próximo de um crossover e o outro mais semelhante a um sedan tradicional de três volumes. Mas o modelo da Volkswagen, visto ao vivo, tem formas menos maciças e mais "urbanas" do que nas fotos de divulgação. Por outro lado, o Tesla, que na verdade tem formas mais tradicionais com traseira curta e linhas aerodinâmicas.
Além das formas, os dois carros tem medidas muito parecidos. O Volkswagen ID.3, por exemplo, tem um comprimento de 4,26 metros, enquanto o Tesla Model 3 chega a 4,69m, mas tem um terceiro volume muito mais pronunciado. Em termos de entre-eixos, de fato, os dois carros estão muito mais próximos: 2,77m do alemão contra 2,88m do americano. Quanto à largura, o ID.3 tem 1,81 m, enquanto o Model 3 atinge 1,85m, e em altura, finalmente, o alemão supera o americano em cerca de 10 centímetros: 1,55m contra 1 ,44m. Também há pouca diferença no porta-malas, com o ID.3 "batendo" o Model 3 por 425 litros contra 395.
Galeria: Tesla Model 3 2018
Quem será o rei do mercado?
Depois, há outro aspecto que une os dois carros: o objetivo do mercado. Pelo menos na Europa, dado que, de acordo com as declarações da Volkswagen, o ID.3 não será comercializado nos Estados Unidos. Permanecendo limitado ao Velho Continente, sabemos que o Model 3 foi o elétrico mais vendido de 2019; e também sabemos que o ID.3 chega ao mercado com o objetivo declarado de conquistar a liderança. Portanto, será interessante ver se a Tesla defenderá o seu posto ou se a empresa alemã alcançará os objetivos estabelecidos.
Quem prevalecerá? O Volkswagen ID.3 se concentrará em uma gama mais complexa, com três versões que diferem em opções de bateria diferentes (respectivamente de 330, 420 e 550 km de autonomia) e preços iniciais de cerca de 30.000 euros. O Tesla Model 3 responde a autonomias semelhantes, com a versão "básica" RWD e o Long Range AWD, que cobrem 400 e 530 km, respectivamente, com uma recarga. Ele também tem um preço mais alto, com a lista de preços a partir de pouco menos de 50.000 euros. O Tesla Model 3, por outro lado, também poderá contar com desempenho mais brilhante e capacidade de recarregar mais rapidamente. Até 250 kW, enquanto o ID.3 para em 125 kW.
Volkswagen ID.3 | Tesla Model 3 | |
Comprimento |
4,26 m | 4,69 metri |
Largura |
1,81 m | 1,85 metri |
Altura | 1,55 m | 1,44 metri |
Entre-eixos | 2,77 m | 2,88 metri |
Porta-malas | 425 litros | 395 litri |
Bateria | 45 kWh | 50 kWh |
Recarga | 125 kW | 250 kW |
Preço | cerca de 30.000 euros | cerca de 50.000 euros |
E o Tesla híbrido também aparece
Enquanto isso, mesmo que pareça contraditório, agora existe também um Tesla Model 3 híbrido. Fabricado pela empresa austríaca Obrist Powertrain, possui uma bateria menor (17,3 kW) e um motor a combustão. O carro, que pode percorrer cerca de 100 km no modo puramente elétrico, trai a filosofia por trás da empresa de Elon Musk, por um lado, mas, por outro, segundo os criadores, poderia ajudar a espalhar o modelo da Tesla entre todos os motoristas ainda intimidados pelos carros "100% elétricos".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo Tesla Model 3 tem 517 cv e estreia como o mais poderoso já produzido
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Seal é um rival à altura do Tesla Model 3? Sedã elétrico é avaliado na Europa
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano