Durante o Salão de Paris de 2018, a Citroën prometeu o C5 Aircross para o Brasil para o final de 2019. Bom, isso não aconteceu e imaginamos que seja pelo mesmo "problema" que outras marcas enfrentam, a alta do Dólar. Por outro lado, esta espera pode nos trazer a versão Hybrid, assim como acontecerá na Argentina em maio deste ano.
O Citroën C5 Aircross será a opção topo de linha da marca no Brasil. Até mesmo as minivans C4 Picasso e C4 Gran Picasso já deixaram de ser importadas para abrir este espaço. Segundo o site da Citroën na Argentina, a configuração a combustão terá o conhecido motor 1.6 turbo com 165 cv ligado ao inédito câmbio automático de 8 marchas - seu "primo", Peugeot 3008, usa o câmbio de 6 marchas.
Já a versão Hybrid usa o mesmo motor 1.6 turbo mas com 180 cv e, em uma solução parecida com a do VW Golf GTE, tem o motor elétrico instalado na transmissão, também com 8 marchas. Sozinho, ele possui 109 cv e pode rodar cerca de 50 km no modo totalmente elétrico. Em conjunto, os dois motores produzem 224 cv e a recarga pode ser feita pelo motor a combustão ou por tomada. O consumo médio é, na Europa, de 58,8 km/l.
As baterias de 13,2 kWh são recarregadas por uma tomada normal e demora cerca de 7 horas para carga total. Em um WallBox, o tempo cai para menos de duas horas. Elas tem garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro
Euro NCAP reprova sistema ADAS do BYD Yuan Plus
Tesla anuncia marco de 7 milhões de carros elétricos produzidos