Próximo grande lançamento da Volkswagen no segmento de veículos elétricos, o crossover ID.4 (versão de produção do conceito ID. Crozz) já tem data marcada para ser apresentado. De acordo com informações da revista britânica Autocar, o modelo debutará publicamente no próximo mês de abril, em plena abertura do Salão de Nova York.
Detalhes sobre a novidade ainda são limitados, mas pelo que já foi descoberto o crossover terá porte semelhante ao do Tiguan Allspace e conservará boa parte do design antecipado pelo protótipo. A produção será concentrada na Europa, mas há planos também para abrir linhas de montagem na China e no Tennessee, EUA, onde já são feitos os modelos Atlas e Passat.
Em flagras recentes (onde protótipos camuflados se disfarçaram de modelos da Opel), o ID.4 deixou à mostra o formato dos faróis (que serão praticamente idênticos aos do conceito) e as linhas gerais do capô. Na comparação com o protótipo, porém, certas excentricidades serão descartadas, como iluminação na grade, rodas de tamanho exagerado e portas sem maçanetas à mostra. Além disso, o formato da carroceria não acompanhará o estilo liftback sugerido pelo protótipo. Certamente na tentativa de privilegiar o espaço interno, a Volkswagen apostará em um caimento de teto menos agressivo e mais parecido com o de peruas/crossovers.
Na mecânica, a plataforma usada será a tão comentada MEB, desenvolvida exclusivamente para sustentar veículos elétricos. Cada eixo será alimentado por um motor elétrico próprio, num total de aproximados 300 cv de potência. Estimativas iniciais apontam para pelo menos 400 km de autonomia e bateria com função de carregamento rápido (80% da carga em apenas 30 min usando um carregador de 150 kWh).
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
VW adiciona inteligência do ChatGPT ao assistente de voz do ID.4
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen ID.4: SUV elétrico tem mensalidade reduzida para R$ 6.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais