As intenções da Toyota em relação ao mercado de veículos eletrificados parecem ser as maiores possíveis. Particularmente na Europa, a marca traça planos ambiciosos e estima concentrar nada menos que 90% de todas as suas vendas em modelos com algum tipo de eletrificação. A expectativa é alcançar a cifra em 2025 e distribui-la nas seguintes proporções: 70% veículos híbridos, 10% híbridos do tipo plug-in e 10% de modelos totalmente elétricos ou movidos a hidrogênio. Os demais 10% serão de veículos tradicionais como esportivos, comerciais e utilitários off-road (como o SUV Land Cruiser Prado e a picape Hilux, por exemplo).
Para alcançar a meta, a Toyota lançará nos próximos 5 anos nada menos que 40 veículos eletrificados novos ou atualizados na região. "Será pelo menos um carro híbrido plug-in por ano", diz um porta-voz. Entre as novidades, destaque para o RAV4 PHEV (versão híbrida do tipo plug-in), o Lexus UX BEV (variante totalmente elétrica) e a nova geração do Toyota Mirai (modelo movido a hidrogênio).
No âmbito geral, a expectativa da Toyota é crescer 30% no mercado europeu até 2025, alcançando 1,4 milhão de exemplares entregues e 6,5% de participação. Em 2019, para efeito de comparação, a marca emplacou 1,09 milhão de unidades e alcançou 5,2% de market share. Desse volume, 550 mil foram modelos eletrificados (participação de 52%).
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota RAV4 híbrido chega ao Brasil mais equipado na linha 2023
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA