Versão elétrica do Série 4 Gran Coupe promete acelerar até 100 km/h em cerca de 4 segundos

Apesar do Salão de Genebra (Suíça) ter sido cancelado, as fabricantes ainda irão apresentar suas novidades pela internet. Uma das estreias mais importantes do evento, ao menos no segmento de elétricos, é o BMW Concept i4, um estudo praticamente pronto para produção do que será o i4, uma variante EV do Série 4 Gran Coupe.

Galeria: BMW Concept i4 2020

O BMW Concept i4 mostra um fastback bem esguio e com aspecto esportivo, com balanços curtos e um capô bem longo. O porta-malas tem uma abertura bem alta, algo que deve mudar na versão de produção, mas que no conceito cria um visual bem diferente. Assim como outros elétricos da marca, tem detalhes azuis no exterior, marcando que faz parte da linha EV.

Mesmo sendo um modelo próximo da produção, alguns detalhes serão diferentes quando chegar às ruas. Os faróis, por exemplo, serão bem diferente, como já vimos nos flagras do carro em testes (na galeria abaixo), assim como as lanternas.

Galeria: BMW i4 - Flagras

O que não temos certeza é o para-choque ousado que tem um difusor integrado. Ele parece ter sido feito pensando na aerodinâmica, o que ajudaria o carro a ter mais autonomia. Se a versão final realmente tiver este estilo, irá chamar a atenção nas ruas.

Outro ponto interessante é a porta de entrada para o carregador. Como o i4 é essencialmente uma versão elétrica do Série 4 Gran Coupe, ele aproveitou o local onde fica o tanque de combustível, na lateral traseira do lado direito. Isso pode causar um problema na hora de estacionar o carro em alguns postos de recarga.

BMW Concept i4 2020
BMW Concept i4 2020

O lado de dentro do Concept i4 também merece atenção. É fácil notar alguns detalhes que lembram outros carros da BMW, como as linhas do painel. Só que mostra alguns itens diferentes, como uma tela única para o painel de instrumentos e a central multimídia, uma evolução do estilo do i3 (que usava display separados).

Pode ser por ser um protótipo, mas a BMW parece ter largado os controles físicos, colocando praticamente todos os comandos na tela sensível ao toque. Os poucos botões estão no console central, para selecionar os modos de condução ou os auxílios de estacionamento. O volante tem um desenho novo, também com poucos comandos integrados e usando arcos bem finos no interior.

Muito do interior deve ser levado para a versão de produção, embora a marca deva suavizar alguns detalhes. Os materiais não serão os mesmos, assim como as cores oferecidas, adequando-se ao que a BMW usa em outros modelos.

BMW Concept i4 2020
BMW Concept i4 2020

Já sabemos um pouco sobre o que usará sob o capô, pois a BMW revelou as informações técnicas há um tempo. Terá uma autonomia de até 600 km, graças ao conjunto de baterias de 80 kWh que, segundo a fabricante, pesa 550 kg. Acelera de 0 a 100 km/h em "aproximadamente 4 segundos", enquanto a velocidade máxima será "acima de 200 km/h".  Tem um motor que entrega 530 cv, direto para as rodas traseiras.

O veículo terá três modos distintos de condução: Core, Sport e Efficient. Cada um tem um estilo diferente para o painel de instrumentos. Core, por exemplo, "introduz uma interpretação atualizada do display usado por outros carros" da BMW. No Sport, os contadores ficam mais próximos para criar uma visão mais focada, além de colocar um contador de volta do lado direito.

BMW Concept i4 2020
BMW Concept i4 2020

Por fim, o modo Efficient mostra o que os sensores do carro estão detectando, aumentando a interação do motorista com a tecnologia do veículo. A BMW diz que o foco do i4 é a condução eficiente e que trabalha de forma antecipada, mostrando as informações para ajudar o motorista a tomar decisões mais seguras e com maior agilidade.

A BMW irá lançar a versão de produção do i4 em algum momento de 2021, pois o foco neste ano será no início das vendas do iX3, versão elétrica do crossover. A marca ainda prepara outros modelos elétricos, como uma variante do X2, esta ainda sem data de estreia, e o iNext, que será o novo SUV topo de linha da empresa.