Mesmo com a pandemia global, o grupo Jaguar Land Rover segue trabalhando em seu projeto de eletrificação, com a conversão de uma fábrica no Reino Unido para a produção de três novos modelos elétricos.
O grupo anunciou em 2019 que a fábrica de Castle Bromwich produzirá o XJ a combustão, mas também uma versão elétrica do sedã topo de linha. Esta novidade está prevista para estrear em 2021 com estilo tradicional e preços próximos ao do Tesla Model S.
A mesma fábrica fará o Jaguar J-Pace, um SUV elétrico que se posicionará acima do atual I-Pace na linha Jaguar, além de um novo modelo da Land Rover que também deverá aparecer em 2021 chamado Road Rover.
Os três modelos são feitos sobre a plataforma MLA - Modular Longitudinal Architeture - que também pode abrigar motorizações a combustão e híbridas plug-in. Esta plataforma será a base também da nova geração dos modelos Range Rover Sport e Discovery Sport.
Pouco sabemos sobre esse novo J-Pace e o tal Road Rover (nem se esse será seu nome definitivo), mas o primeiro terá versões a combustão e totalmente elétricas.
Uma coisa que sabemos é a capacidade das baterias. Todos os novos elétricos da plataforma MLA terão uma bateria de 90,2 kWh. O que não se sabe ainda é se o I-Pace, feito em Magna Steyer, começará a ser feito em terras inglesas ou seguirá sendo produzido na Áustria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Ford Puma Gen-E com 376 km de autonomia é revelado em fotos oficiais
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD
Jaguar Type 00: O audacioso retorno elétrico da marca icônica
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian