Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a administração de Fernando de Noronha prorrogou por 90 dias a aquisição de carros elétricos na localidade. O novo decreto foi publicado pela Administração local em 01° de abril.
A nova regulamentação batizada Noronha Carbono Zero foi assinada em 2019 e proíbe, a partir de 2022, a entrada de veículos que emitam dióxido de carbono na ilha. Dentro do programa, o governo concedeu 130 autorizações para aquisição de veículos de zero emissões na ilha, sendo 100 para pessoas físicas e 30 para empresas.
Vale lembrar que pela regra atual não é possível a compra de novos veículos em Fernando de Noronha, estando autorizadas apenas permutas com a frota já existente. Dessa forma, as licenças ecológicas são exceções à regra. Inicialmente, o prazo para a compra era de 180 dias, encerrados em 31 de março. Está prevista para 2030 a proibição total de veículos a combustão na ilha.
Os primeiros carros 100% elétricos a circular na ilha foram entregues pela Renault em regime de comodato para uso oficial pela administração local. São seis veículos: 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E., além de quatro carregadores.
Fotos: Renault/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv