Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a administração de Fernando de Noronha prorrogou por 90 dias a aquisição de carros elétricos na localidade. O novo decreto foi publicado pela Administração local em 01° de abril.
A nova regulamentação batizada Noronha Carbono Zero foi assinada em 2019 e proíbe, a partir de 2022, a entrada de veículos que emitam dióxido de carbono na ilha. Dentro do programa, o governo concedeu 130 autorizações para aquisição de veículos de zero emissões na ilha, sendo 100 para pessoas físicas e 30 para empresas.
Vale lembrar que pela regra atual não é possível a compra de novos veículos em Fernando de Noronha, estando autorizadas apenas permutas com a frota já existente. Dessa forma, as licenças ecológicas são exceções à regra. Inicialmente, o prazo para a compra era de 180 dias, encerrados em 31 de março. Está prevista para 2030 a proibição total de veículos a combustão na ilha.
Os primeiros carros 100% elétricos a circular na ilha foram entregues pela Renault em regime de comodato para uso oficial pela administração local. São seis veículos: 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E., além de quatro carregadores.
Fotos: Renault/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?