Renault passará a vender somente carros elétricos na China
Grupo francês abandona carros a diesel e a gasolina no maior mercado mundial
Em uma guinada estratégica, a Renault decidiu mudar os planos e anunciou que irá deixar de produzir carros de passeio movidos a gasolina e a diesel na China. Com esta mudança, o grupo francês se concentrará apenas na fabricação de carros elétricos e comerciais leves.
Para colocar em prática os novos planos no maior mercado mundial, a Renault irá transferir sua participação na joint venture Dongfeng Renault Automotive Company para a Dongfeng Motor, que fabrica os modelos Renault Captur, Kadjar e o Koleos.
De outro lado, passará a concentrar esforços na produção de comerciais leves por meio da joint venture Renault Brilliance Jinbei Automotiv e de carros de passeio eletrificados, por meio das parceiras eGT New Energy Automotive e Jiangxi Jiangling Group Electric Vehicle.
Nesse movimento da gigante francesa, a grande expectativa é da estreia em 2021 do subcompacto urbano baseado no conceito Dacia Spring, na prática, uma versão eletrificado do Kwid e que promete ser o carro 100% elétrico mais barato do mundo, com preço estimado em torno de 10.000 euros.
De longe o maior mercado do mundo para veículos eletrificados, a China emplacou nada menos que 860 mil carros desse tipo em 2019. Com metas ambiciosas para o futuro, espera-se que a parcela de veículos emissões-zero chegue a um quarto das vendas totais em 2030.
Fonte: Motorpasion
Galeria: Dacia Spring Concept 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026