Em uma guinada estratégica, a Renault decidiu mudar os planos e anunciou que irá deixar de produzir carros de passeio movidos a gasolina e a diesel na China. Com esta mudança, o grupo francês se concentrará apenas na fabricação de carros elétricos e comerciais leves.
Para colocar em prática os novos planos no maior mercado mundial, a Renault irá transferir sua participação na joint venture Dongfeng Renault Automotive Company para a Dongfeng Motor, que fabrica os modelos Renault Captur, Kadjar e o Koleos.
De outro lado, passará a concentrar esforços na produção de comerciais leves por meio da joint venture Renault Brilliance Jinbei Automotiv e de carros de passeio eletrificados, por meio das parceiras eGT New Energy Automotive e Jiangxi Jiangling Group Electric Vehicle.
Nesse movimento da gigante francesa, a grande expectativa é da estreia em 2021 do subcompacto urbano baseado no conceito Dacia Spring, na prática, uma versão eletrificado do Kwid e que promete ser o carro 100% elétrico mais barato do mundo, com preço estimado em torno de 10.000 euros.
De longe o maior mercado do mundo para veículos eletrificados, a China emplacou nada menos que 860 mil carros desse tipo em 2019. Com metas ambiciosas para o futuro, espera-se que a parcela de veículos emissões-zero chegue a um quarto das vendas totais em 2030.
Fonte: Motorpasion
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