Até o segmento duas rodas está cada vez mais se aproximando do elétrico. Não apenas em termos de motos de pista ou de estrada, mas especialmente para o deslocamento urbano. A Suzuki, em particular, está pensando em lançar no mercado uma scooter elétrica de baixo custo, com conceitos bastante tradicionais e, portanto, acessível a bastante gente.
Um estilo claramente tradicional, portanto, que levanta algumas dúvidas, considerando a propensão do design japonês muitas vezes próximo a linhas limpas e quadradas. Estrutura treliçada, garfo telescópico comum, braço oscilante traseiro com amortecedor duplo, conjunto de baterias embaixo do assento. Estes são alguns dos elementos que a caracterizam. Entre outras coisas, o posicionamento da bateria pode mostrar uma modularidade muito interessante do acumulador.
As patentes revelam um motor colocado na posição traseira central com cubo traseiro. Ainda não sabemos se a transmissão será por correia ou corrente. Provavelmente deveria ser a primeira hipótese, com as imagens mostrando apenas a sua proteção.
É claro que esta scooter foi projetada principalmente para os mercados que já possuem uma grande tradição de mobilidade urbana de duas rodas, como a indiana, onde será lançada inicialmente.
Vale lembrar que este não é um projeto realizado exclusivamente pela Suzuki, mas a colaboração também envolveu a Gogoro como fornecedor de baterias e Kymco. Entre outras coisas, apenas no que diz respeito às baterias, a Suzuki se juntou a um consórcio com as outras irmãs, as japonesas Fab Four (Honda, Yamaha e Kawasaki) para padronizar as baterias nas duas rodas elétricas japonesas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault 4 ganha teaser; lançamento deve ser no Salão de Paris
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
SUV elétrico "acessivel" da Lucid Motor chegará ao mercado em 2026
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Renault 4: SUV elétrico já tem data oficial para estreia da versão final