Novo Ford Explorer híbrido chega à Europa pelo preço de um BMW X5 PHEV
SUV de 7 lugares entrega 457 cv e pode rodar até 42 km em modo 100% elétrico
Fazendo parte da reestruturação da Ford, que está aposentando sedãs e hatchbacks para dar lugar os SUVs, o Novo Ford Explorer PHEV começa a chegar às concessionárias europeias. Esta versão híbrida plug-in de sete lugares já havia sido anunciada para o Velho Continente em abril do ano passado.
Em termos de especificações, elas permanecem praticamente inalteradas em relação aos dados revelados no lançamento. O Explorer Plug-In Hybrid trabalha com o conhecido motor EcoBoost V6 3.0 de 355 cv associado ao motor elétrico de 102 cv, produzindo o total de 457 cv (não 455 cv como a marca havia anunciado no passado) e torque máximo de expressivos 85,6 kgfm. Uma bateria de 13,6 kWh de íons de lítio completa o trem de força híbrido.
Galeria: Novo Ford Explorer PHEV
A bateria pode ser recarregada a partir de uma tomada externa de 230 volts em menos de 5 horas e 50 minutos e em menos de 4 horas e 20 minutos por meio do Wallbox (opcional) ou de uma estação de carregamento público compatível.
Equipado com o câmbio automático de 10 marchas e tração integral inteligente, o crossover tem um rendimento estimado de respeitáveis 29,4 km/l, de acordo com a Ford, e autonomia de 42 km (WLTP) no modo totalmente elétrico. A condução híbrida oferece 7 modos de condução, incluindo Normal, Sport, Towing (para rebocar), Snow (neve) e mais três para liderar com qualquer condição climática. A capacidade de reboque vai até 2.500 kg.
O conteúdo é bem interessante mas a Ford cobra caro por isto: na Alemanha, por exemplo, o Explorer PHEV tem preços à partir de 76.000 euros (US$ 81.980) para a ST-Line e 77.000 euros (US$ 83.030) para a Platinum. Apenas como referência, o BMW X5 xDrive 45e equipado com o propulsor 6-cilindros associado ao motor elétrico para um total de 394 cv e 61,2 kgfm sai por 77.300 euros (US$ 83.350).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas