Poucos dias após divulgar seu plano estratégico para os próximos quatro anos, a Nissan divulga planos para a marca de luxo Infiniti. Ela irá abandonar seu próprio desenvolvimento e se concentrar na criação de carros elétricos baseados na tecnologia da Nissan. A informação foi dada em entrevista à Automotive News pelo diretor de marca Ashwani Gupta.
Nas últimas décadas, a Infiniti produziu sedãs e SUVs premium com base em suas próprias plataformas de tração traseira, que, se quando usadas em carros Nissan, foram destinadas principalmente ao mercado doméstico japonês. O objetivo dessa estratégia era impor concorrência frente às alemãs BMW e Mercedes.
No entanto, isso acabou não acontecendo: em 2019, 189 mil carros Infiniti foram vendidos no mundo, contra 2,5 milhões de BMWs e 2,3 milhões de Mercedes. Agora, a empresa decidiu mudar a estratégia, abandonando suas próprias plataformas e oferecendo, em geral, versões aprimoradas dos enormes carros da Nissan.
Vale ressaltar que, como parte dessa estratégia, a marca premium emprestará a tecnologia e-Power da Nissan. Este é um acionamento híbrido leve, no qual o motor de combustão interna serve apenas para gerar eletricidade e não é mecanicamente conectado às rodas, e apenas um motor elétrico aciona os eixos.
No caso dos carros Nissan, a principal vantagem do sistema e-Power é que, do ponto de vista legal, os veículos equipados com ele são considerados veículos eletrificados, ou seja, seus clientes podem tirar proveito de todos os benefícios fiscais existentes.
Supõe-se também que o acionamento Infiniti e-Power será aprimorado adicionando energia ao motor elétrico (ou talvez instalando dois motores elétricos), além de instalar uma bateria de tração maior e com a possibilidade de recarga, o que não é oferecido atualmente para os modelos da Nissan.
Dissemos anteriormente que o primeiro carro Infiniti totalmente elétrico aparecerá em 2022. Ninguém refutou esses planos ainda. Todavia, até 2025, todos os modelos de marca serão puramente elétricos ou híbridos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia