Ainda desconhecida pra muita gente, a marca Nikola Motor promete agitar o segmento automotivo com muitas novidades nos próximos dias. A empresa norte-americana de veículos elétricos está se preparando para enfrentar a Tesla com várias ofensivas, uma delas é a Nikola Badger, uma picape elétrica que terá duas variantes e promete desempenho de fazer inveja aos rivais.
Nesta semana, o fundador e CEO da Nikola Motors, Trevor Milton, confirmou via Twitter que as reservas para a picape Badger serão abertas no dia 29 de junho. Com um visual bastante agressivo, o veículo terá um sistema de propulsão elétrica que pode ter uma versão a bateria ou equipada com células de hidrogênio.
Até o momento não foi detalhado se as reservas vão exigir um depósito antecipado, ou mesmo se a picape irá estrear com uma edição limitada de lançamento. Também não foram divulgados os preços e detalhes sobre versões e equipamentos. A data do início dos pedidos coincide com o Nikola World 2020, um evento onde a empresa deve mostrar sua nova bateria de íons de lítio com células de 500 Wh/kg, que promete maior durabilidade e aumento da autonomia.
As especificações do sistema propulsor 100% elétrico prometem impressionar. Embora os dados oficiais ainda não tenham sido divulgados, a marca promete ao menos 919 cv de potência máxima (461 cv de potência continua) e torque máximo de 135,5 kgfm, tração independente em cada roda (provavelmente com o uso de quatro motores elétricos) e arrancada de 0 a 96 km/h em apenas 2,9 segundos.
O sistema propulsor conta ainda com uma bateria de grande capacidade (160 kWh) e uma célula de combustível movida a hidrogênio. Em termos de alcance, são 482 km fornecidos pela bateria e outros 483 km graças ao armazenamento de 8 kg de hidrogênio para um total de 965 km de autonomia. Portanto, acima do Rivian R1T (643 km) e do Tesla Cybertruck (800 km).
Além do anúncio da data para início das vendas da picape Badger, também foi anunciado nesta semana que o acordo entre a CNH industrial, proprietária da Iveco, e a Nikola. Por esse acordo, a Iveco adquiriu 7,11% da Nikola, que por sua vez concretizou uma fusão com a VectoIQ dando origem a Nikola Corporation (NKA). A parceira Iveco já trabalha no projeto um caminhão elétrico que será produzido na Alemanha em versões 6x2 e 44x2, o Nikola Tre.
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