A Xpeng Motors deu um salto gigantesco hoje com a abertura de sua própria fábrica de última geração em Zhaoqing, província de Guangdong. A decisão consolida a Xpeng como uma empresa séria na indústria de veículos elétricos na China.
Não é tarefa fácil obter sua própria licença de fabricação de automóvel na China, e muitas startups optam por formar parcerias com fabricantes estabelecidos e fazê-los fabricar os carros em suas fábricas existentes. A NIO, por exemplo, tem seus carros produzidos na fábrica estatal da JAC Motor em Hefei, China.
O Parque Industrial Inteligente da Zhaoqing Xpeng Motors, um enorme terreno de 2 km² na província de Guangdong, foi inaugurado oficialmente hoje e levou um período de 15 meses para ser construído.
"Estamos profundamente orgulhosos de nossa conquista como uma empresa jovem, ao construir nossa própria base de manufatura inteligente em Zhaoqing", disse He Xiaopeng, Presidente e CEO da Xpeng Motors. "A Xpeng é agora o único novo fabricante de veículos elétricos inteligentes na China que possui fábricas próprias e contratadas. Acreditamos firmemente que a produção é a base dos carros inteligentes. Somente quando você constrói um trem de força sólido e o hardware de um veículo, você pode se diferenciar com operação de dados, software de condução e conectividade autônomos."
Esta fábrica é diferente da maioria das outras e é altamente automatizada, empregando 264 robôs industriais inteligentes. A Xpeng diz que a instalação é operada por uma equipe profissional de 600 colaboradores. Setenta e quatro por cento dos engenheiros que trabalham lá têm mais de cinco anos de experiência em engenharia e setenta e oito por cento vieram para a Xpeng Motors depois de trabalhar em uma linha de produção de algum automóvel já existente.
A fábrica consiste em 5 áreas distintas:
Oficina de estamparia: 100% automatizada. As chapas de aço são estampadas e formadas na grande linha de produção de estamparia automática de 6.600 toneladas, capaz de fornecer até 12 peças por minuto.
Oficina de soldagem: Equipada com 210 robôs industriais da ABB, executando vários processos, incluindo colagem, soldagem e rebitagem de chapas de alumínio. A máquina de solda auto-adaptativa de média frequência da fábrica economiza 30% de energia, enquanto o avançado sistema de colagem visual produz uma precisão de colagem tão fina quanto 0,5 milímetro.
Oficina de pintura: A tecnologia eletroforética de cátodo e pré-tratamento de película fina da fábrica reduz a descarga de águas residuais e o consumo de energia em aproximadamente 25%. O workshop adota material de revestimento de alta potência e classe mundial da BASF, melhorando significativamente a qualidade da tinta.
Oficina de montagem: Com o sistema automático de fornecimento e distribuição de material, tecnologia AGV, robôs de colagem automática e tecnologia de montagem, todos os componentes são montados de maneira eficiente e meticulosa.
Oficina de baterias: A oficina de baterias utiliza uma linha de produção flexível AGV, combinando sistemas visuais de alta precisão e robôs para executar operações inteligentes. O sistema inteligente de teste de final de linha realiza testes abrangentes - incluindo 198 testes off-line e 89 testes de desempenho de bateria para cada pacote, incluindo isolamento, desempenho do estado da carga e sistemas de gerenciamento de bateria para garantir que cada pacote de bateria atenda ao IP68 líder do setor requisitos de proteção de vedação.
A Xpeng Motors foi fundada em 2014 e, em 2018, estava vendendo seu primeiro carro elétrico, o SUV compacto G3. Agora, apenas dois anos depois, eles têm sua própria fábrica e licença de fabricação, o que é um grande negócio na China.
A segunda ofensiva de veículos da Xpeng, o P7, é um sedã esportivo elétrico de ampla autonomia que começará a ser entregue em breve. Com um preço inicial de cerca de US$ 32.000 (R$ 157.600) após os subsídios, o P7 parece ser um veículo muito popular e, possivelmente, dar uma mordida na participação de mercado da Tesla na China.
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