Fora de linha no Brasil, Ford Focus ganha versão híbrida leve de até 155 cv
Médio da Ford recebe novidades importantes na linha 2021
- Ford Focus 2021 estreia sistema híbrido leve (MHEV) na Europa
- Linha 2021 também adiciona novos itens tecnológicos
Longe do Brasil, onde deixou de ser comercializado há cerca de um ano, o Ford Focus segue firme sua trajetória. O médio recebe atualizações importantes na linha 2021 na Europa. Por lá, um dos modelos mais vendidos da marca passa a contar com a motorização híbrida leve (MHEV), a exemplo do irmão menor Fiesta.
Disponível apenas para o Focus equipado com o motor EcoBoost 1.0 litro, o sistema híbrido leve EcoBoost Hybrid pode equipar as versões de 125 cv e 155 cv.
Galeria: Ford Focus MHEV
De funcionamento mais simples que um híbrido convencional, o sistema híbrido leve (MHEV) é composto por um gerador que envia a energia gerada na frenagem para uma bateria de íons de lítio de 48 volts (refrigerada a ar) que por sua vez trabalha com um superalternador que alivia o esforço do motor na partida e nas acelerações.
Este sistema fornece até 2,5 kgfm adicionais, aumentando o pico de torque em até 2 kgfm acima da configuração regular - resultando em um total de 24,4 kgfm de torque para o modelo de 155 cv e até 50% mais torque em rotações mais baixas.
O consumo médio de combustível da variante de 155 cv é de 24,4 km/l com emissões de CO2 de 93 g/km - padrão NEDC. Um aumento de 17% na eficiência de combustível em comparação com o trem de força que substitui, o 3-cilindros EcoBoost 1.5 litro de 150 cv com transmissão manual de seis velocidades.
Além da opção híbrida leve, o Focus 2021 é oferecido com os motores turbodiesel EcoBlue 1.5 litro de 120 cv e 2.0 cv de 150 cv, ambos associados ao câmbio manual de seis velocidades ou automático de oito velocidades. A única opção a gasolina não-híbrida é o 1.0 EcoBoost básico de 125 cv associado ao câmbio manual de seis marcas ou automático de oito velocidades (opcional).
O Ford Focus 2021 também passa a contar com um novo quadro de instrumentos configurável de 12,3" e FordPass Connect, além da nova versão Connected que traz de série plataforma de carregamento sem fio, SYNC 3 com navegação, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e uma câmera auxiliar traseira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"