Depois de muitos flagras, teasers e vazamentos, o novo BMW iX3 2020 já não era um segredo tão grande assim. Mas finalmente chegou o momento da estreia com as imagens e informações oficiais. Eis aqui o primeiro SUV elétrico da marca bávara pronto para iniciar uma nova fase na eletrificação da gama e encarar seus rivais como o Mercedes-Benz EQC e o Audi e-tron.
Sem surpreender, o visual é completamente baseado no homônimo a combustão X3. Neste caso, o BMW iX3 se difere por detalhes como a ausência da grande entrada de ar frontal e a altura de rodagem, além de apliques externos na cor azul que ajudam a identificar esta versão elétrica.
Com espaço interno otimizado, o volume para bagagens varia entre 560 e 1.560 litros. Um recurso interessante disponível para o BMW iX3 é o sistema IconicSounds Electric, que emula o ronco do motor de acordo com a aceleração e a velocidade, da mesma forma que um veículo tradicional a combustão.
Na lista de equipamentos do utilitário esportivo elétrico há faróis de LEDs, teto panorâmico, Driving Assistant Professional (com controle de cruzeiro automático com função Stop & Go e assistente de permanência em faixa), volante esportivo com ajuste elétrico e ar condicionado de três zonas. O sistema de entretenimento é compatível com o Apple CarPlay e Android Auto e pode atualizar o software remotamente. Também estão disponíveis os serviços digitais do pacote BMW Connected Charging.
A lista de recursos e equipamentos é bem ampla, e ainda conta com rodas de liga leve aro 20", incluindo LEDs internos e externos, head-up display, park assist, sistema de áudio premium Harman Kardon e roteador WiFi, entre outros.
Outra primazia do BMW iX3 é o uso da sistema BMW eDrive, constituída por um motor elétrico completamente novo, bem como o conjunto de componentes eletrônicos, unidade de carregamento e bateria de alta densidade. Essa tecnologia será usada posteriormente em todos os futuros modelos elétricos da marca alemã, incluindo o iNext e BMW i4.
O iX3 é impulsionado por um único motor elétrico e uma bateria de 74 kW (80 kW de capacidade nominal) que produz 286 cv e 40,6 kgfm de torque. A autonomia estimada é de 460 km (WLTP). Este conjunto permite ao SUV elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).
Outra inovação tecnológica do BMW iX3 é a estréia do sistema de recarga de 400 volts, com capacidade de até 150 kW. Isso permite uma recarga de 0% de 80% da capacidade em aproximadamente 34 minutos.
O BMW iX3 está sendo produzido na China por meio da joint venture BMW e Brilliance Automotive, em uma fábrica com capacidade total para 520.000 veículos por ano. O lançamento no país asiático está previsto para o final de 2020 e, sucessivamente, nos demais mercados globais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Avaliação: BMW iX3 M Sport 2023 não deixa saudades do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Impressões BMW iX3 M Sport: Elétrico sim, mas sem perder o 'DNA BMW'
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW iX3 elétrico com 460 km de alcance chega ao Brasil por R$ 475.950