Fisker terá 4 modelos até 2025, inclusive um rival para o Cybertruck
Startup norte-americana agora está capitalizada e tem planos ambiciosos
- Fisker pretende lançar seu primeiro veículo elétrico em 2022
- Empresa negocia com vários fornecedores, inclusive a Volkswagen
- Novos modelos incluem uma picape elétrica
Após anunciar uma parceria bilionária, planos de abertura de capital e negociações com a Volkswagen para utilizar sua plataforma modular MEB, a Fisker divulgou uma imagem e uma declaração dizendo que está "planejando uma expansão de portfólio para uma gama de quatro veículos até meados da década, apoiando a meta de longo prazo da empresa para a Mobilidade Elétrica como serviço."
O anúncio impressiona porque o primeiro veículo da empresa, o SUV elétrico Fisker Ocean só deve chegar ao mercado dentro de dois anos. Dessa forma, em 2025 a linha será composta por um SUV, um sedã esportivo baseado no conceito EMotion, um crossover com proposta esportiva e uma picape elétrica que promete rivalizar com a também norte-americana Tesla Cybertruck - no longo prazo a empresa promete sete modelos.
Galeria: Fisker Ocean (2020)
Como dissemos, a startup se prepara abrir o capital na Bolsa de Valores e alimenta os investidores com muitas promessas de lançamentos. O fundador e CEO da empresa, Henrik Fisker, agora tem capital e um audacioso plano estratégico. "Quando criamos a Fisker Inc., decidimos criar uma empresa que poderia oferecer mobilidade elétrica como um serviço, mas o fazemos através de uma gama de veículos altamente emocionais e diferenciados", afirmou em comunicado.
O interessante é a nova empresa também querer entrar na briga das picapes elétricas. Há pouco tempo pensado como um nicho, agora atrai a atenção de todo o mundo, inclusive das grandes montadoras. Além da Tesla Cybertruck e GMC Hummer, modelos como a Ford F-150 elétrica, Lordstown Endurance e até mesmo uma picape da Chevrolet ainda não revelada estarão no jogo.
Outro ponto chave é a abordagem de Fisker, que não quer transformar a empresa em uma montadora de carros elétricos e sim se concentrar no projeto, promoção e lançamento dos modelos, "terceirizando" o processo de produção. Em entrevista ao Insider, Henrik Fisker disse: "Não queremos ser uma empresa automobilística verticalmente integrada". "Nós não iremos fazer nossa própria produção. Seria estúpido para qualquer startup de elétricos criar uma fábrica totalmente nova."
Fonte: Business Insider
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Beirando a falência, Fisker convoca recall para todos Ocean
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Sem dinheiro em caixa, Fisker pede falência pela segunda vez
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Nissan desiste de tentar resgatar a startup Fisker da falência
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Fisker está se preparando para uma possível falência, revela jornal