• Em parceria, Kia e CODE42.ai investem em uma nova startup, usando um sistema operacional próprio para gerenciar serviços de mobilidade
  • Nova startup amplia a presença da Kia no crescente setor de Transporte como Serviço (em inglês, TaaS)
  • Kia busca novas oportunidades de negócios baseadas na mobilidade de veículos elétricos

De olho nos serviços inerentes a mobilidade elétrica, a Kia Motors anunciou a fundação da "Purple M", uma nova startup criada para oferecer serviços de mobilidade personalizados com veículos elétricos.

A Purple M é uma nova joint-venture criada em parceria entre a Kia Motors e a CODE42.ai, uma empresa coreana de tecnologia pioneira na transição para o TaaS (em inglês, Transporte como Serviço) autônomo. Por meio dessa nova startup, a Kia e a CODE42.ai planejam criar novos conceitos para serviços de mobilidade.

Galeria: Kia Habaniro Concept

A startup usará o Sistema Operacional de Mobilidade Urbana (em inglês, UMOS), de propriedade da CODE42.ai, uma abrangente plataforma de mobilidade que integra serviços autônomos de veículos e transporte aéreo, incluindo e-hailing, gerenciamento de frota, ônibus de atendimento à demanda e logística inteligente.

Apesar do aumento do interesse do consumidor pelos veículos elétricos (EV), os serviços de mobilidade ainda são conduzidos principalmente por carros com motores à combustão interna, criando oportunidades para o pioneirismo em mobilidade elétrica. "Nosso objetivo é acelerar a era dos veículos elétricos através da Purple M", disse Chang Song, do CODE42.ai. "A plataforma integrada de logística e mobilidade SOMU será o centro para a construção de um ecossistema de e-mobilidade, abrangendo tudo, desde infraestrutura a serviços".

No início deste ano, a Kia anunciou o 'Plano S', sua estratégia de médio a longo prazo que visa estabelecer progressivamente uma posição de liderança no futuro do setor automotivo, abrangendo serviços de mobilidade e eletrificação, conectividade e autonomia de veículos.