Carros elétricos e híbridos já respondem por 16% das vendas na Europa
Os veículos eletrificados estão se expandindo rapidamente no Velho Continente
- Carros elétricos e híbridos mais que dobraram a participação de mercado na Europa
- Renault Zoe foi o carro mais vendido entre todos os eletrificados (elétricos e híbridos)
A eletrificação dos automóveis de passageiros na Europa acelerou em junho, de acordo com o último relatório da consultoria JATO Dynamics. O mercado automotivo como um todo teve queda de 24% em relação ao ano anterior, para um total de 1,13 milhão.
Os dados mostram que em junho 16,2% dos registros de veículos novos de passageiros eram os chamados xEVs (elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos convencionais), contra apenas 7% no mesmo período em 2019.
Galeria: Renault Zoe 2020
O crescimento do grupo de eletrificados em relação ao ano anterior é impressionante: 65% de aumento - 111.300 para 183.000, enquanto os plug-ins (elétricos e híbridos plug-in) foram ainda mais longe: aumento de 95%.
Em breve, o segmento de veículos eletrificados devem ficar muito próximos dos carros a diesel, embora, como podemos ver, os carros a gasolina estejam perdendo participação de mercado de forma mais rápida que os modelos a diesel.
"A pandemia global acelerou a adoção de carros elétricos, híbridos e plug-in na Europa, com veículos a diesel e gasolina perdendo força como resultado. Junho não foi exceção a essa tendência. Enquanto os registros de gasolina e diesel caíram 32% e 31%, respectivamente, em relação a junho de 2019, o volume de novos eletrificados registrados subiu de 111.300 unidades em junho de 2019 para 183.300 unidades no mês passado, um aumento de 65%, ou seja, a participação de mercado dos VEs foi de 16,2%, o que diminui a diferença para menos de oito pontos percentuais em comparação com a participação de mercado de carros a diesel. Para cada elétrico registrado, em junho de 2019, havia 1,7 carro a diesel registrado - uma proporção de 4,1 para 1."
Nos primeiros seis meses de 2020, quase 800.000 veículos eletrificados foram registrados na Europa.
Vendas de carros plug-in na Europa - junho de 2020
É interessante ver que o Renault Zoe, sendo totalmente elétrico, também superou os híbridos e híbridos plug-in como o mais vendido entre todos os eletrificados. A tendência é que em breve teremos mais veículos elétricos puros entre os xEVs mais vendidos e, em seguida, no ranking geral.
Fonte: JATO Dynamics
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Brasil: Importações de carros elétricos crescem 108% e afetam comércio
Mercedes-Benz: pintura solar para ampliar o alcance dos carros elétricos
BYD Song Pro ultrapassa Renegade e Corolla Cross em vendas no Brasil