No primeiro semestre de 2020, a Tesla tornou-se líder em vendas de veículos elétricos na Coreia do Sul, ultrapassando as montadoras locais Hyundai e Kia. Além disso, a empresa de Elon Musk se tornou a empresa automotiva com maior valor de mercado do mundo, superando a gigante automotiva Hyundai-Kia em mais de dez vezes.
Isso causou uma séria preocupação entre as montadoras coreanas. Por conta disso, a Hyundai decidiu acelerar seu projeto de desenvolvimento de veículos elétricos e até anunciou o lançamento de uma nova divisão, IONIQ, exclusiva para essa finalidade.
No entanto, na Coreia do Sul, eles encontraram outra maneira de influenciar o ritmo do mercado, escreve a publicação Korea Herald. As autoridades locais simplesmente vão excluir os modelos da Tesla da lista de veículos elétricos que podem ser comprados com subsídios estatais, sob a alegação de que os carros de Elon Musk estão no segmento premium do mercado e as autoridades locais querem apoiar as marcas generalistas.
No final das contas, a Tesla foi responsável por até 43% de todos os subsídios do governo coreano pagos no primeiro semestre do ano. Em termos monetários, isso equivale a nada menos que US$ 176 milhões.
As marcas coreanas Hyundai-Kia oferecem seus veículos elétricos no mercado doméstico. Tratam-se de projetos menos tecnológicos que os produtos da Tesla, uma vez que não são carros elétricos criados do zero, mas versões baseadas em carros a combustão. Os modelos da marca IONIQ serão elétricos nativos, mas só começarão a chegar ao mercado a partir de 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país