Algum tempo após a estreia da quarta geração, o Kia Sorento agora é revelado na versão híbrida plug-in. Com estreia no mercado europeu marcada para o início de 2021, o SUV tem opções de 5 ou 7 lugares e se credencia como um rival para o Ford Explorer PHEV.
Visualmente, é basicamente o mesmo modelo que as variantes convencionais e híbridas. Os únicos pontos de que o diferenciam são os emblemas 'plug-in eco' e um bocal de carregamento no para-lama traseiro.
A cabine também segue praticamente inalterada, embora a Kia tenha redesenhado o quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3" para mostrar o status do trem de força híbrido plug-in (estado de carga da bateria e também o consumo de energia elétrica e gasolina pelo conjunto). O sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 10,25" também pode mostrar estações de carregamento.
Segundo a fabricante sul-coreana, o Sorento híbrido plug-in oferece espaço generoso e uma das maiores capacidades de carga de sua classe: até 809 litros para a versão de sete lugares com a terceira fileira de bancos rebatida ou 898 litros para a modelo de cinco ocupantes sem rebater os bancos.
A Kia equipou o Sorento PHEV com uma bateria de 13,8 kWh, mas ainda não revelou a autonomia homologada pelo ciclo WLTP: "o alcance totalmente elétrico será suficiente para permitir que os motoristas concluam a maioria dos trajetos curtos apenas com energia elétrica" . Esperamos que por algo em torno dos 42 km (WLTP) do Ford Explorer PHEV.
O trem de força com tração nas quatro rodas (configuração híbrida paralela) combina um motor T-GDi 1.6 litro e uma transmissão automática de seis velocidades, além de um motor elétrico de 66,9 kW. A potência total do sistema é de 265 cv e 35,7 kgfm de torque.
Especificações Kia Sorento PHEV:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio