O ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia, Mustafa Varank, prometeu criar condições para atrair investimentos na produção de veículos elétricos, baterias e baterias. A autoridade fez essa declaração na cerimônia de lançamento da produção em massa do novo i20 na fábrica turca da Hyundai, relata o Hurriyet Daily News.
Segundo Varank, o país deve se tornar um grande pólo produtor de baterias e ocupar o primeiro lugar na Europa na produção de veículos elétricos até 2030. Uma pequena parte da Turquia, incluindo a cidade de Istambul, está localizada na Europa, mas 97% do território turco fica na Ásia. Aparentemente, o ministro preferiu a comparação com as fábricas europeias, pois seria muito mais difícil competir, por exemplo, com os chineses em termos de volumes de produção pelo primeiro lugar na Ásia.
A Turquia espera tornar local a produção de empresas estrangeiras em seu território. No entanto, o país possui pelo menos uma startup de veículo elétrico local. Estamos falando da TOGG, que iniciou a construção de sua primeira fábrica de automóveis em julho de 2020. É uma joint venture de várias grandes empresas turcas que planeja começar a produzir carros elétricos em 2022.
Até agora, a empresa mostrou dois modelos elétricos, sendo um deles o SUV elétrico que aparece na galeria de fotos acima. No futuro, a parceria planeja expandir a linha para cinco veículos com propulsão elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia