Embora ainda seja um mercado pequeno para os carros elétricos, o Brasil teve crescimento muito expressivo nas vendas desse tipo de veículo em 2020 na comparação com ano anterior. É claro que não podemos ignorar que este ano foi o responsável pela estreia de um número maior de modelos, o que certamente irá ajudar a impulsionar os emplacamentos de agora em diante.

A Mobiauto, plataforma de compra e venda de automóveis, fez um levantamento dos carros elétricos vendidos no Brasil nos números acumulados de 2020. O grande destaque é o Audi e-tron, que foi lançado por aqui em abril, com início de entregas em junho e que já teve 109 emplacamentos. Este recente lançamento da Audi já assumiu a liderança de vendas, desbancando o líder entre os carros elétricos no primeiro semestre, Chevrolet Bolt, que vendeu 98 unidades no acumulado do ano.

Galeria: Audi e-tron (BR)

Em terceiro lugar completando o pódio está o Jaguar I-Pace, que foi a escolha de 67 compradores, sendo seguido pelo 'veterano', se é que podemos chamar assim, BMW i3 (nas versões elétrica pura e com extensor de alcance) que emplacou 60 unidades desde o começo do ano. Na sequência aparece o compacto iEV40 da JAC, com 35 exemplares, à frente de modelos que podem ser considerados pioneiros no mercado global de carros elétricos, como Renault Zoe e Nissan Leaf.

Veja abaixo o ranking com todos os carros elétricos que foram vendidos por importação oficial no Brasil em 2020:

Posição Modelo Emplacamentos
1 Audi e-tron 109
2 Chevrolet Bolt 98
3 Jaguar I-Pace 400 67
4 BMW i3 BEV/REX 60
5 JAC iEV40 35
6 Renault Zoe 32
7 Nissan Leaf 29
8 JAC iEV20 21
9 Mercedes-Benz EQC 400 7


Fonte: Mobiauto

Galeria: Chevrolet Bolt - Testado no Brasil